1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Vodafone Analytics mostra Rock in Rio à lupa
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Vodafone Analytics mostra Rock in Rio à lupa em Ter 28 Jun 2022 - 17:10

DJPRMF

Vodafone Analytics

Na edição deste ano do Rock in Rio Lisboa a Vodafone utilizou pela primeira vez num grande evento a solução Vodafone Analytics, que permite analisar dados em near real time. Esta ferramenta tecnológica, desenvolvida pela Vodafone em parceria com a Celfocus, permitiu interpretar, com recurso a técnicas avançadas de computação, a big data gerada pelos dados recolhidos das antenas Vodafone que cobrem o recinto, identificando padrões comportamentais de mobilidade (através de um heatmap com as áreas de maior concentração), localização e caraterização demográfica.

Os dados recolhidos permitem concluir, por exemplo, que em média, 23% das pessoas repetiram a experiência, marcando presença em mais do que um dia. Nos quatro dias do Rock in Rio, 12% do público tinha, em média, menos de 25 anos. E na sua maioria, os visitantes nacionais vieram das cidades de Lisboa e do Porto, sendo que cerca de 5% do público veio de outros países. Espanha foi o país predominante de festivaleiros estrangeiros no evento, seguindo-se o Brasil e o Reino Unido. Entre os visitantes que vieram de outros países, estiveram irlandeses, italianos e alemães.

Estes dados, tratados de forma agregada e anonimizada - cumprindo as normas do Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD) e toda a regulação da Comissão Nacional de Proteção de Dados – foram convertidos ao instante em informação útil sobre tendências de fluxo de visitantes, a sua caraterização demográfica e os seus padrões comportamentais.

“Conhecer é poder, e nada melhor do que o Rock in Rio Lisboa, um evento de magnitude que chega a todos e de que somos parceiro tecnológico, para testar esta máxima. A solução Vodafone Analytics pode ser extrapolada para outras dimensões e aplicações, seja em empresas ou cidades, permitindo conhecer audiências e fluxos e, dessa forma, tomar melhores e mais eficientes decisões, que elevem e diferenciem a qualidade da oferta. A versatilidade e dinamismo desta solução permitem aceder a dados antes difíceis de obter e trabalhá-los de acordo com as necessidades, para tirar as conclusões mais relevantes e, através delas, desenvolver soluções e serviços inovadores”, afirma Henrique Fonseca, administrador da Unidade de Negócios Empresarial da Vodafone Portugal.

dados do vodafone analytics

A plataforma de visualização e os dashboards dinâmicos da Vodafone Analytics foram desenvolvidos em conjunto com a Celfocus, parceiro tecnológico que também assegurou a integração em near real time dos dados obtidos no local, permitindo uma perceção muito visual e atrativa dos elementos recolhidos durante os dias do evento.

A solução, disponibilizada pela Vodafone Portugal aos seus Clientes empresariais, permite obter dados anonimizados e agregados de localização, 365 dias por ano, 24 horas por dia, sendo possível “navegar” no tempo e perceber as movimentações consoante a hora e o dia. Através de dispositivos ligados à rede Vodafone, é possível obter informação útil como os locais visitados, zona de residência e padrões de movimentação, extrapolando para todo o universo da população. Os relatórios de análise podem ainda ser personalizados, escolhendo-se os indicadores, a granularidade, a frequência e a amplitude geográfica.

Os domínios de aplicação desta ferramenta vão desde o retalho (permitindo caracterização demográfica, perceber quem são os clientes, de onde vêm e contar visitas), às smart cities (gestão das cidades, identificação de vias de maior afluência, caraterização demográfica), passando pelos transportes e logística (organização de rotas, otimização da operação), turismo (origens dos visitantes, onde vão, quantos dias ficam, onde dormem e o que fazem) ou imobiliário (contagem de pessoas em zonas para abertura de lojas, caracterização de perfis de poder de compra).      

A Celfocus, parceira da Vodafone nesta solução, é uma empresa tecnológica fundada em 2000 que fornece serviços de integração de sistemas, utilizando tecnologias de ponta, com aposta nos segmentos de Digital e Cognitive. Com clientes em mais de 25 países, a Celfocus ajuda organizações a transformar o seu negócio, melhorando a sua vantagem competitiva e o seu desempenho.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech