1. TugaTech » Software » Noticias de Software » Google exige que programadores indiquem "Segurança de dados" das suas apps
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Google exige que programadores indiquem "Segurança de dados" das suas apps em Dom 17 Jul 2022 - 22:31

DJPRMF

Google Play

A Google encontra-se a traçar uma nova data limite para todos os programadores que tenham as suas aplicações na Google Play Store: 20 de Julho. Esta foi a data escolhida pela empresa para que todas as apps tenham de enviar os dados relativos à informação que recolhem dos dispositivos e dos utilizadores.

Esta informação faz parte da nova secção “Segurança dos dados”, que se encontra acessível na Play Store, e indica a forma como os dados dos utilizadores são recolhidos e processados pelas apps que utilizam. A empresa já tinha vindo a notificar os programadores para declararem estas informações nas suas aplicações o quanto antes, mas agora sabe-se que a data limite será até ao dia 20 de Julho.

Curiosamente, a Google parece estar a focar-se bastante nesta nova informação, tendo mesmo substituído a listagem das permissões de uma app por a mesma dentro da Play Store. Os utilizadores que tentarem procurar pelas permissões que uma app necessite, essas não vão agora surgir publicamente na loja da empresa.

Invés disso encontra-se a nova secção de “Segurança dos dados”, onde os detalhes sobre a recolha de dados e processamento dos mesmos é indicada. Obviamente, as permissões ainda podem continuar a ser vistas diretamente do sistema operativo, bem como controladas. Mas deixam assim de ser o destaque na loja da empresa.

Mas existe um problema com esta nova categoria de “Segurança dos dados”. Ao contrário das permissões, que são necessárias de ser estipuladas em detalhe e algumas até para o funcionamento de certas aplicações, as indicações fornecidas pela “Segurança dos dados” são da total responsabilidade dos programadores. Ou seja, são estes que indicam à Google a forma como recolhem os dados e os processam, sendo que a empresa não realiza qualquer validação deste caso.

A recolha de dados pode ser consideravelmente mais difícil de avaliar pelos utilizadores do que as permissões, uma vez que se encontra diretamente associado com a forma de funcionamento da aplicação – e muitas vezes a recolha dos dados pode nem envolver diretamente o acesso a dados no dispositivo.

Para os utilizadores que também usem o iOS, possivelmente estas novas indicações na Play Store não sejam novidade. Isto porque a Apple fornece algo similar para a App Store faz algum tempo, onde os utilizadores podem rapidamente ver a forma como os seus dados são tratados pelas diferentes apps.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech