1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware » Apple A16 pode não ter um desempenho muito acima do A15
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Apple A16 pode não ter um desempenho muito acima do A15 em Qui 8 Set 2022 - 22:37

DJPRMF

Apple A16 chip em foto

A Apple recentemente revelou os seus novos modelos do iPhone, onde se inclui os novos iPhone 14 Pro e Pro Max. Estes dois modelos contam com o mais recente chip A16 da empresa. Por sua vez, o iPhone 14 e 14 Plus recebem o modelo de geração anterior, o A15.

Mas existe uma grande diferença entre os dois?

Apesar dos dois modelos ainda não terem sido lançados, os primeiros detalhes parecem indicar que o desempenho do novo chip A16 fica um pouco abaixo do que seria esperado, pelo menos se tivermos em conta as promessas que a Apple deixou durante o evento.

A partir da plataforma do Geekbench surgiu recentemente um novo teste feito a um dispositivo sobre o nome de código “iPhone15,3”, o qual corresponde ao iPhone 14 Pro Max. Como tal, o teste foi feito sobre o mais recente A16.

Neste teste, o dispositivo obteve uma pontuação de 1879 pontos em single core e 4664 em multicore. Para referência, o iPhone 13 Pro Max, com o seu A15, atinge em média 1725 pontos em single core e 4848 pontos em multicore.

teste de desempenho do iPhone 14 Pro Max

Ou seja, se tivermos em conta estes valores, existe um ganho marginal de desempenho entre o chip de geração anterior do A15 e o mais recente A16. Obviamente, apenas um teste não demonstra totalmente o espetro de possibilidades, mas as indicações para já parecem ser que o A16 conta com um desempenho que fica abaixo do que era esperado e prometido pela empresa.

De notar que, durante o seu evento, a Apple comparou o desempenho do A16 Bionic com o modelo A13 de 2019, e não com o A15. Neste a empresa afirmou que o mais recente modelo iria ter um desempenho de 33% superior.

Mais ainda se tivermos em conta o que a empresa afirma como sendo o rival mais próximo – mas sem indicação de qual processador estaria a ser referido.

No entanto, é importante ter em conta que o desempenho não será tudo. Afinal de contas, a empresa também promete que o novo processador é mais eficiente, que se deve traduzir em menos energia consumida e mais autonomia para a bateria. Existem ainda melhorias que podem ter sido feitas a nível da velocidade de processamento de dados neurais e do GPU, que não são visíveis diretamente neste teste.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech