1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Uber afirma que recente ataque foi realizado pelo grupo Lapsus
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Uber afirma que recente ataque foi realizado pelo grupo Lapsus em Seg 19 Set 2022 - 19:44

DJPRMF

Uber sobre código de ataque

De forma recente, a Uber confirmou ter sido alvo de um ataque, onde poderão ter sido acedidos dados internos da empresa. Este ataque foi realizado no final da semana passada, e começou por ser verificado pelos próprios funcionários – através das plataformas internas de comunicação.

Segundo o que se sabe, foram deixadas várias mensagens sobre o Slack da empresa, com o alegado hacker a confirmar ter acesso aos dados internos da empresa. Agora, a Uber veio deixar mais detalhes sobre o ocorrido, atribuindo também as culpas a um grupo conhecido na internet.

De acordo com o comunicado da empresa, as investigações ainda estão a decorrer, mas acredita-se que o ataque terá sido realizado pelo grupo Lapsus$, que no passado realizou também ataques a empresas como a Microsoft, Cisco, Samsung e Nvidia.

Segundo a empresa, os atacantes obtiveram acesso a dados de login de um funcionário da mesma, que teria acesso a várias ferramentas internas. Apesar de a empresa implementar uma metodologia de autenticação em duas etapas, os atacantes terão conseguido levar ao engano do funcionário para que o mesmo aceitasse o acesso, passando a ter controlo e acesso interno.

Com este acesso, os atacantes obtiveram também acesso ao Slack e GSuite da empresa, que foi usado para recolher informações e, mais tarde, confirmar o ataque. Foram ainda feitas reconfigurações a nível do sistema de DNS interno da empresa – baseado no OpenDNS – para que algumas das ferramentas internas carregassem imagens pornográficas.

Segundo a empresa, os atacantes obtiveram acesso a vários sistemas internos, mas a empresa acredita que não foram comprometidos dados pessoais dos utilizadores – o que inclui os dados de contas e de cartões de crédito, bem como outras informações sensíveis.

No entanto, foram acedidos vários documentos internos da empresa, que estariam nas ferramentas da plataforma disponíveis para os funcionários, bem como a vários sistemas financeiros da mesma. O atacante terá ainda obtido acesso à plataforma do HackerOne, onde estariam vários bugs submetidos, mas a empresa afirma que foram todos corrigidos para evitar a exploração.

A empresa afirma que ainda se encontra a investigar o ataque, mas que tudo aponta que o mesmo tenha sido realizado pelo grupo mais conhecido como Lapsus. Até ao momento não existe uma confirmação oficial do grupo sobre o ataque, nem informações sobre os dados que foram efetivamente roubados da plataforma.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech