1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware » Falha de segurança no TPM 2.0 pode afetar milhões de dispositivos
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Falha de segurança no TPM 2.0 pode afetar milhões de dispositivos em Sáb 4 Mar 2023 - 21:49

DJPRMF

Chip sob alerta de falha de segurança

Para a Microsoft, o Trusted Platform Module (TPM) 2.0 é um dos requisitos necessários para o Windows 11, que a empresa garante vir a melhorar a segurança em geral do sistema operativo. No entanto, uma recente falha descoberta sobre a especificação parece alterar essa ideia.

Recentemente foi descoberta uma nova vulnerabilidade sobre o TPM 2.0, que pode permitir aos atacantes obterem acesso a dados sensíveis, como chaves de encriptação, que façam uso desta especificação nos sistemas.

O TPM é um módulo físico, que se encontra diretamente no processador ou na motherboard, e que é responsável por realizar algumas das tarefas de encriptação do sistema. Este é usado para armazenar, de forma segura, chaves de encriptação e outros dados sensíveis.

Este módulo é necessário para alguns componentes e funcionalidades do sistema operativo, sobretudo de versões mais recentes do Windows 11, no entanto não é de todo obrigatório para que a base do sistema funcione corretamente.

Ainda assim, tendo em conta a informação que processa, será certamente importante e passam pelo mesmo informações sensíveis para os utilizadores. Tendo isto em conta, a recente falha descoberta sobre a especificação será certamente preocupante, uma vez que pode permitir aos atacantes obterem acesso a chaves de encriptação, normalmente usadas pelo TPM para encriptar conteúdos do sistema.

A falha foi descoberta pelos investigadores da empresa de segurança Quarkslab, Francisco Falcon e Ivan Arce, e pode afetar milhares de sistemas que fazem uso deste módulo. Na realidade, foram descobertas duas falhas, que se relacionam entre si para o possível roubo de dados.

De acordo com os investigadores, se as falhas forem exploradas, podem permitir acesso a dados sensíveis que se encontram na TPM, e eventualmente a informações que podem comprometer dados mais alargados no sistema – o que inclui possíveis chaves de encriptação de conteúdos e de acesso ao sistema operativo.

O mais complicado será que esta falha necessita que os fabricantes lancem as respetivas atualizações para a mesma. Ou seja, ainda poderá demorar algum tempo até que a atualização esteja disponível para todos os módulos, motherboards ou processadores, e ainda mais para que sejam aplicados em todos os sistemas. Até ao momento apenas a Lenovo confirmou estar a analisar a falha, e espera-se que lance brevemente alguma atualização para os seus sistemas.

É importante notar que a falha apenas pode ser explorada de forma local, portanto os atacantes necessitam de ter acesso físico ao sistema para poderem explorar a mesma. Desta forma, a recomendação para evitar a exploração será limitar o acesso a determinados sistemas que possam usar o modulo para informações sensíveis.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech