1. TugaTech » Software » Noticias de Software » Codec AV2 começa a surgir com primeiros detalhes
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Codec AV2 começa a surgir com primeiros detalhes em Sáb 6 maio 2023 - 11:21

DJPRMF

AV1 logo do codec web

O codec AV1 foi criado pela Alliance for Open Media em 2018, como uma alternativa mais fiável e de melhor desempenho para a transmissão de vídeos na internet. A ideia seria criar um codec adaptado para os tempos modernos, e que fosse capaz de competir diretamente com o H.265 (HEVC).

Várias plataformas começaram a adotar o AV1, com o YouTube em 2018, e mais tarde o Netflix em 2020 – e recentemente, a Apple também começou a suportar o mesmo sobre os seus serviços. Apesar disso, o crescimento do mesmo tem vindo a ser algo lento, em parte porque ainda não existe hardware facilmente acessível que permita transmissões neste formato.

No entanto, a Alliance for Open Media (AOMedia) já começou os trabalhos para o que será a próxima geração do codec, o AV2. Para já, o desenvolvimento do mesmo ainda se encontra numa fase experimental, portanto muito ainda pode ser alterado antes de chegar na sua forma final.

Espera-se que este codec tenha ainda mais melhorias, com uma compressão mais elevada dos conteúdos e melhorias a nível da qualidade de imagem. Para já, o desenvolvimento ainda se encontra numa fase inicial, portanto os detalhes do que poderemos vir a esperar são escassos.

Do que foi revelado, este aparenta ser uma conjugação do AVIF, um novo formato de imagem que também começa a ganhar popularidade junto dos navegadores face às suas melhorias de compressão.

Ainda se desconhece quando o codec AV2 vai começar a ser lançado num formato mais estável – embora, tendo em conta o desenvolvimento lento do AV1, isso ainda possa demorar alguns anos.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech