1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Huawei afastada das infraestruturas de redes 5G em Portugal
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Huawei afastada das infraestruturas de redes 5G em Portugal em Sex 26 maio 2023 - 19:22

DJPRMF

Logo da Huawei com sinal de bloqueada

Várias empresas chinesas, incluindo a Huawei, foram recentemente excluídas pelo governo português de poderem usar equipamentos nas redes 5G do pais.

Faz algum tempo que os EUA se encontram numa pressão com a China, da qual resultou o bloqueio da Huawei no pais. Desde então, os EUA começaram a aplicar também pressão a outros países para começarem a excluir o hardware de várias empresas chinesas das redes 5G do pais, sobretudo da Huawei, tendo como base a justificação de colocarem em risco a segurança nacional.

E ao que parece, quase três anos depois da proibição ter sido aplicada nos EUA, agora o governo de Portugal deve mesmo avançar com uma exclusão da Huawei das redes 5G do pais. De acordo com o Jornal Económico, várias empresas chinesas, incluindo a Huawei, ficam excluídas de fornecerem equipamentos para as redes 5G em Portugal.

Esta decisão foi tomada pelo Conselho Superior de Segurança do Ciberespaço, o qual indica que as empresas que se encontrem fora da zona europeia, EUA e OCDE devem ser impedidas de fornecer hardware para as infraestruturas de redes 5G em Portugal.

O documento que aplica esta exclusão indica, além das empresas chinesas, também as que se encontrem na Rússia, Índia, África e América latina.

No entanto, não existe informação clara se as operadoras vão ser obrigadas a substituir os equipamentos que já se encontrem implementados, ou se a medida apenas se irá aplicar para o futuro. Isto coloca as empresas destes países numa "lista negra", onde não podem fornecer o hardware para as redes 5G em solo nacional.

De acordo com a fonte, é referido nos documentos que "a avaliação de segurança teve por base informação constante, nomeadamente, das avaliações de risco realizadas a nível nacional e europeu, no seguimento da recomendação da União Europeia".

Em resposta a este bloqueio, a Huawei em Portugal afirma que não teve conhecimento prévio da medida, e que se encontra a reunir informação junto das autoridades competentes sobre esta avaliação e bloqueio. A empresa sublinha ainda que, durante mais de 20 anos, tem vindo a desenvolver redes para "prestar serviços de alta qualidade que servem milhões de pessoas".

A Huawei afirma que foi, em várias ocasiões, reconhecida pelas autoridades e o próprio governo "pelo seu papel na criação de emprego qualificado, capacidade de inovação e contributo para a inovação e transição digital, tendo investido mais de um milhão de euros na capacitação de talento digital".



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech