1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Novo malware distribui-se em publicidade da Google e Bing
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Novo malware distribui-se em publicidade da Google e Bing em Qua 26 Jul 2023 - 17:52

DJPRMF

hacker em frente de computador com capuz

De tempos a tempos surgem campanhas de malware que se propagam de forma diferente, e a mais recente do malware conhecido como “Nitrogen” é um exemplo disso.

O Nitrogen é um malware que foi confirmado como estando bastante ativo nos últimos dias pela empresa de segurança Sophos. Segundo a mesma, este malware, depois de instalado no sistema, realiza diversas medidas para infetar o sistema com ransomware do grupo BlackCat/ALPHV.

O malware parece focado para empresas nos EUA, sendo que se faz passar como os programas AnyDesk, Cisco AnyConnect VPN, TreeSize Free, e WinSCP. No entanto, a forma como o mesmo se distribui será o ponto a ter em conta, uma vez que este usa campanhas de publicidade no Google Ads e no Bing para surgir nos primeiros resultados de pesquisa para termos regulares de pesquisa destes programas.

O esquema tenta enganar os utilizadores que procurem nos motores de pesquisa pelo software, levando os mesmos para resultados de sites em controlo dos atacantes, onde estão a ser descarregadas versões com malware dos programas.

Como a publicidade da Google e do Bing surge no topo dos resultados, os utilizadores podem pensar estar a aceder ao site verdadeiro, quando na verdade estão a aceder a uma cópia falsa com o programa modificado para integrar o malware.

Ao mesmo tempo, os sites usados para a campanha são capazes de identificar quando os utilizadores acedem via uma pesquisa ou diretamente. Se o utilizador aceder por intermédio de uma pesquisa, é apresentado o conteúdo para o tentar enganar – mas caso se tente aceder diretamente ao domínio, os utilizadores são redirecionados para o YouTube.

exemplo de funcionamento dos sites maliciosos

Isto permite que os atacantes possam também direcionar as campanhas de malware para países específicos – se os utilizadores não se encontrarem num pais que esteja como sendo o alvo, são redirecionados para conteúdos diferentes.

Caso seja instalado no sistema, o malware começa por se configurar para ser executado a cada cinco minutos, e para persistir no sistema mesmo se removidos os ficheiros do mesmo. Feito isto, procede com o download do ransomware, que começa então a encriptação e roubo dos dados.

Uma das formas de se evitar este género de ataques passa por evitar o acesso a links promovidos nos resultados de pesquisa, e verificando sempre o site de onde se encontra a descarregar o conteúdo, e se corresponde à localização esperada.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech