1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Amazon teria algoritmo secreto para inflacionar os preços dos produtos
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Amazon teria algoritmo secreto para inflacionar os preços dos produtos em Sex 6 Out 2023 - 13:00

DJPRMF

Amazon logo da empresa em fundo de dinheiro

A Amazon encontra-se a passar por uma investigação aprofundada nos EUA, devido a práticas da empresa que podem ter afetado os rivais no mercado e os consumidores. E durante a investigação, a FTC afirma ter descoberto que a plataforma pode ter inflacionado os preços de vários produtos com um algoritmo dedicado para tal.

De acordo com o Wall Street Journal, a Amazon terá um algoritmo secreto, que testa o quanto pode aumentar os preços dos produtos dentro das plataformas sem estes ficarem deslocados face às entidades rivais. Este é conhecido internamente como “Project Nessie”, e terá ajudado a Amazon a aumentar as suas receitas nos últimos anos, nas vendas dos seus produtos diretamente na plataforma.

Este algoritmo aumentava artificialmente os preços dos produtos da empresa, o que levava alguns dos concorrentes da marca a aumentarem também os preços dos seus produtos para acompanhar a tendência. No entanto, caso estes preços não aumentassem, o algoritmo da Amazon voltava a colocar os mesmos em valores inferiores. A FTC acredita que a empresa pode ter ganho quase mil milhões de dólares em receitas através do uso deste sistema, enquanto prejudicava os consumidores em geral no mercado.

A fonte indica que este algoritmo terá sido usado de forma bastante dedicada, e apenas para o mercado dos EUA. No entanto, os dados comprovam que terá sido bastante benéfico para a Amazon, criando lucros elevados para a mesma, enquanto os valores dos seus produtos eram aumentados de forma regular. A medida também influenciava o mercado em geral, visto levar os comerciantes rivais a aumentarem os preços para acompanhar a tendência da Amazon como base.

Face a esta acusação, a Amazon afirma que este algoritmo terá sido usado como forma de prevenir que os preços dos produtos fossem colocados em valores demasiado baixos, e não com a ideia de causar lucros para a empresa. A empresa sublinha ainda que a descrição deixada pela FTC sobre o sistema encontra-se errada.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech