Parece-me que, a cada dia que passa, se torna mais óbvia a necessidade do Threads na UE até porque outras plataformas do género não ganharam a visibilidade, contra o Twitter/X, que poderiam ter ganho, sobretudo, com a mudança de nome/logotipo desta plataforma.
Falo de redes onde tenho conta (Koo, Minds ou Posts) e, também, dessa plataforma descentralizada como a Mastodon que não me parece que seja tão popular assim ou sequer funcional.
Estou ansioso pela chegada do Threads até porque, para quem tem conta no Instagram, este tem um potencial de comunicação ainda maior.
O Instagram é uma boa rede para trabalhar com comunicação de caráter mais visual, mas é pouco funcional ao nível da interação. A área dos comentários nesta rede deixa muito a desejar. Creio que o Threads pode vir ajudar a resolver esse problema. A pessoa ou a organização poderia publicar uma imagem ou vídeo e, depois, os seus seguidores poderiam falar deste na plataforma Threads.
Além de que creio que seria muito melhor se fosse o Threads pudesse, depois, trazer uma solução de comunicação em rede do estilo dos Espaços no Twitter/X. Quem sabe poderia até trabalhar a ferramenta para substituir a ferramenta de Diretos do Instagram, dando a esta ferramenta a capacidade de vídeo e trazendo algo próximo do modelo muito famoso do TikTok. Acredito que, com esta mudança, a plataforma conjunta Threads/Instagram poderia ganhar um destaque ainda maior. Seria muito interessante se, através das LIVES, o criador pudesse automaticamente disponibilizar, no seu feed o conteúdo das respetivas LIVES, seja nos formatos com ou sem convidados.
Quem sabe se a Meta não poderia lançar uma plataforma unificada de vídeos a que chamaria InstaTV by Meta com objetivo de acabar com a duplicação de conteúdos entre o Facebook e o Instagram, passando estes conteúdos a ficar disponíveis para as plataformas com que o autor decidisse querer partilhar, ou seja, teríamos um site insta·tv ao qual o utilizador poderia aceder se só quisesse estar a ver os vídeos, sendo que esses vídeos, como falei, estariam disponíveis, também, associados à vídeos do Facebook e/ou à aba vídeos do Instagram, no formato vertical ou horizontal, tal e qual fora gravado.
Apesar disto, antevejo que possamos ter boas coisas e, mais, antevejo que, com a chegada do Threads à UE, o Facebook possa perder alguma importância. Acredito ainda que tudo pode acontecer nas redes sociais, mas acredito que, quando isso acontecer, certamente os utilizadores corporativos e as personalidades que ainda se aguentam no Twitter/X sairão de lá a correr.