1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Apple processa antigo funcionário por leak de dados sensíveis
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Apple processa antigo funcionário por leak de dados sensíveis em Sex 29 Mar 2024 - 0:51

DJPRMF

apple leaks

A Apple iniciou um processo em tribunal contra o ex-engenheiro da empresa Andrew Aude, acusando o mesmo de ter roubado segredos internos da marca e de ter divulgado os mesmos para os meios de imprensa e outros interessados no meio da tecnologia.

Andrew Aude juntou-se à Apple em 2016, como engenheiro de software. Este trabalhou em melhorar algumas das funcionalidades do iOS, nomeadamente a nível da otimização da bateria e outras configurações, tendo também trabalhado em alguns projetos secretos da empresa.

No entanto, durante o período em que esteve na empresa, Aude terá divulgado dados sobre produtos e serviços da Apple, meses antes dos mesmos serem oficialmente revelados. A acusação aponta que Andrew Aude terá usado o seu iPhone de trabalho para partilhar imagens de produtos por revelar da Apple, políticas da empresa e outras mudanças internas.

Um dos leaks feitos pelo mesmo terá sido do Vision Pro, que surgiu em detalhe meses antes da sua revelação oficial. Aude terá divulgado informações sobre o dispositivo com vários meios de imprensa.

Um dos exemplos encontra-se com um jornalista do Wall Street Journal, com o qual este terá mantido contacto para revelar detalhes sobre a aplicação Journal, meses antes da mesma ser confirmada. O engenheiro terá usado a aplicação Signal para enviar mensagens encriptadas e temporárias para o jornalista.

O mesmo terá também demonstrado vários exemplos de como estaria a decorrer o desenvolvimento de tecnologias de Realidade Virtual da empresa, que futuramente viriam a ser usadas no Vision Pro. O mesmo terá enviado detalhes sobre a tecnologia, e até mesmo sobre o dispositivo, meses antes de ser revelado.

Aude alega que divulgou a informação de produtos que o mesmo considera terem problemas. Por outro lado, a Apple afirma que as ações de Aude foram extremamente prejudiciais para a empresa, e tiraram o “brilho” dos novos lançamentos. A empresa confirma que, pelo menos, cinco artigos originais foram criados em diferentes fontes com informações divulgadas por Aude.

A empresa sublinha ter descoberto as ações de Aude no final de 2023, altura em que o mesmo foi também despedido. Numa entrevista em Novembro de 2023, Aude afirmava quando confrontado com os potenciais leaks que não teria sido da sua autoria.

No entanto, a Apple afirma que, durante a entrevista, Aude terá ido à casa de banho, altura em que o mesmo eliminou várias mensagens da app que usava, e inclusive a própria aplicação.

A empresa ainda terá tentado resolver o problema fora dos tribunais, mas considerou que Aude não estaria recetivo a uma resolução mais pacífica. A Apple terá contactado Aude um mês antes de avançar com o caso para tribunal, pedindo ao mesmo para fornecer detalhes do que teria sido divulgado, mas o engenheiro não forneceu ajuda.

A empresa encontra-se agora a pedir ao tribunal a indemnização pelos danos causados por Aude, em valores ainda não conhecidos.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech