1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Plataforma de phishing LabHost apreendida pelas autoridades em mega operação
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Plataforma de phishing LabHost apreendida pelas autoridades em mega operação em Qui 18 Abr 2024 - 13:13

DJPRMF

hacker na prisão

As operadoras da plataforma do LabHost, um serviço de phishing-as-a-service (PhaaS), foram encerradas pelas autoridades, numa ação global que levou à deteção de 37 suspeitos, entre os quais o gestor original de toda a operação.

A plataforma foi originalmente criada em 2021, fornecendo um meio dos criminosos terem acesso a kits de phishing constantemente atualizados de várias entidades, através de uma subscrição mensal para tal. Os kits focavam-se em várias empresas e, sobretudo, entidades bancárias, e serviam de plataforma base para os criminosos lançarem os seus ataques.

Em Fevereiro de 2024, vários investigadores apontam que as atividades do LabHost estavam a aumentar consideravelmente, sendo que a plataforma estava rapidamente a tornar-se uma das mais influentes a nível de esquemas de phishing no mercado, com popularidade crescente.

No entanto, de acordo com o comunicado da Europol, uma operação conjunta com as forças de segurança de vários países levou agora ao encerramento dos sistemas usados pela plataforma, bem como à detenção de 37 suspeitos, entre os quais encontra-se o criador original da mesma.

imagem do site da plataforma atualmente

A investigação durou mais de um ano, e de acordo com as autoridades, levou ainda à apreensão de quase 40.000 domínios usados para o phishing.

A LabHost fornecia acesso a kits de phishing por apenas 249 dólares mensais, o que era relativamente pouco para o género de atividades em questão, e permitia ainda usar plataformas pré-criadas para guardar os conteúdos e lançar os ataques.

Além dos suspeitos detidos, foram ainda apreendidos 207 servidores que estavam a ser usados para as atividades da plataforma, e a hospedar conteúdo malicioso e de esquemas.

As autoridades acreditam que os gestores da plataforma terão recebido mais de 1.173.000 dólares de pagamentos feitos pelos utilizadores para usarem o serviço.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech