1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » 361 milhões de contas roubadas partilhados via o Telegram
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

361 milhões de contas roubadas partilhados via o Telegram em Ter 4 Jun 2024 - 12:33

DJPRMF

computador com dados a passar por ele

Uma base de dados contendo mais de 361 milhões de endereços de email, associados a vários leaks de dados e roubos de credenciais, foi recentemente partilhado no Telegram.

Estas listas são conhecidas como “Combo lists”, e normalmente integram um conjunto de dados roubados de vários leaks e roubos de informação, tudo numa grande lista para fácil acesso. Invés de serem separadas em diferentes formatos, as combolists possuem todos os dados agregados num único ficheiro, o que aumenta consideravelmente as possibilidades de dados serem roubados, e torna todo o processo bastante mais simples para os atacantes usarem.

Recentemente, o investigador Troy Hunt, do portal Have I Been Pwned, foi notificado de uma das maiores listas dos últimos tempos, que estaria a ser partilhada no Telegram, e possui mais de 361 milhões de endereços de email únicos.

Dentro destes ficheiros, que totalizam mais de 122 GB de credenciais, encontram-se 151 milhões de dados nunca antes vistos, o que pode indicar que a lista não apenas integra leaks antigos, como também dados novos que foram recolhidos em recentes ataques.

imagem das bases de dados roubadas

De acordo com Hunt, além dos emails, a lista inclui ainda senhas e, em alguns casos, os sites onde os mesmos foram usados. Acredita-se que estes dados terão sido recolhidos por malware, focado em roubar credenciais de login de sistemas comprometidos.

Embora o volume de dados torne quase impossível de confirmar se todos os dados são legítimos, alguns testes básicos indicam que ainda existem muitas contas com dados corretos, e que podem ser abusadas em ataques.

Além disso, tendo em conta o próprio tamanho da lista, esta integra-se como sendo uma das maiores partilhadas nos últimos anos dentro do Telegram. Os investigadores acreditam que podem envolver dados de vários sites – incluindo sites nacionais – com informação potencialmente sensível que pode ser usada para roubo de contas ou outras atividades.

Os emails identificados desta lista foram adicionados no site do HIBP, portanto é possível verificar as contas de email potencialmente afetadas no mesmo.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech