1. TugaTech » Software » Noticias de Software » Novo malware de Android abusa componentes de segurança do sistema
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Novo malware de Android abusa componentes de segurança do sistema em Qua 26 Jun 2024 - 15:07

DJPRMF

android com malware

De tempos a tempos surgem novos malwares focados para dispositivos Android, e recentemente, um grupo de investigadores revelou ter descoberto um novo malware que é capaz de usar vários mecanismos de segurança para tentar contornar algumas das proteções do sistema.

Apelidado de Snowblind, este foca-se em fazer-se passar por uma aplicação legitima que necessita de acesso aos serviços de acessibilidade para as mais variadas tarefas. Caso seja concedido, o malware pode assim recolher dados sensíveis dos utilizadores, incluindo senhas, e até ter o controlo total do dispositivo.

Para realizar esta atividade, o malware usa um componente do kernel de Linux, conhecido como “seccomp”, que deveria garantir a integridade das aplicações e proteger os utilizadores de possíveis ataques.

De acordo com os investigadores da Promon, o malware é capaz de usar o componente do kernel de Linux para se manter indetetável na maioria dos sistemas de segurança, podendo assim realizar ações potencialmente sensíveis.

Este componente foi originalmente criado para o Android 8, e impede que as aplicações possam enviar comandos potencialmente abusivos para o sistema. No entanto, o malware consegue tirar proveito do mesmo para evitar ser identificado e as suas atividades descobertas por alguns sistemas e registos de segurança, mantendo assim o malware ativo durante mais tempo.

Os investigadores acreditam que, atualmente, não existem mecanismos suficientes para garantir total proteção contra este género de ataques, e o malware pode assim executar comandos potencialmente sensíveis no sistema que podem levar a roubos de dados e outras atividades maliciosas.

Em comunicado, a Google afirma que não parecem existir indícios que este malware tenha sido propagado via a Play Store, o que indica que as atividades maliciosas devem ter começado em aplicações instaladas de fontes de terceiros ou pela internet, ou através de esquemas que levam as vitimas a instalarem as apps sobre outros pretextos.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech