1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Operadoras da Malásia redirecionam pedidos DNS a sites bloqueados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Operadoras da Malásia redirecionam pedidos DNS a sites bloqueados em Qui 8 Ago 2024 - 10:14

DJPRMF

Servidor com firewall

Quando um website é bloqueado por algum motivo, sobretudo em bloqueios aplicados a nível nacional, por norma alterar o DNS dos sistemas permite voltar a ter acesso aos conteúdos. No entanto, algumas operadoras na Malásia encontram-se a testar uma nova forma de bloqueio bastante mais agressiva.

O DNS é um sistema que, resumidamente, permite converter os domínios que se acede pelo navegador para os respetivos IPs, onde se encontram os servidores do site. Isto é o que permite que escrever “tugatech.com.pt” abra o site diretamente, apontando para o IP onde o servidor com os ficheiros se encontra.

Quando um site é bloqueado, normalmente a medida é aplicada nos servidores DNS das operadoras, que será o que a maioria dos utilizadores usam no dia a dia. Porém, para contornar esse problema, é possível usar DNSs públicos como o 1.1.1.1 e 8.8.8.8.

Isto permite que o site volte a carregar corretamente, visto que o DNS usado agora não será o da operadora.

Porém, encontra-se em testes na Malásia um novo sistema que pode vir a bloquear o acesso a sites até mesmo para quem use serviços de DNS públicos. De acordo com o portal TorrentFreak, algumas operadoras locais começaram a aplicar um sistema de redireccionamento de pedidos DNS para servidores públicos, de forma a que passem primeiro pelos sistemas das próprias operadoras.

Ou seja, coloca-se um sistema no meio dos pedidos DNS entre os sistemas dos utilizadores e os sistemas de DNS público, onde a operadora pode ainda ter controlo sobre a resposta dos pedidos. Desta forma, caso os utilizadores tentem aceder a um site bloqueado no pais, mesmo que usem DNSs de terceiros, ainda podem ter os conteúdos bloqueados.

Em parte, as operadoras encontram-se a aplicar estas medidas devido à legislação local, que obriga a aplicar o bloqueio não apenas no acesso dos seus sistemas, mas também de terceiros que possam ser usados para contornar tais medidas.

De momento, este redireccionamento de pedidos DNS parece estar a ser aplicado nas operadora Maxis e Time, sendo que se aplica também aos DNSs da Google e Cloudflare.

Embora a medida tenha sucesso, rapidamente também se descobriu formas de contornar a mesma. Usar sistemas de DNS over HTTPS ou TLS permite que as comunicações não sejam realizadas via pedidos DNS tradicionais, misturando-se como tráfego na internet regular – além de se encontrar encriptado.

Isto torna o bloqueio ou redireccionamento dos pedidos consideravelmente mais difícil de ser realizado.

Ainda assim, a medida abre portas para que mais operadoras possam virem a aplicar medidas para evitar que os bloqueios sejam contornados. Para já, esta prática apenas foi descoberta nas operadoras da Malásia, mas é eventualmente possível de aplicar noutros países.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech