1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware » Painéis solares do futuro podem ser ainda mais eficientes com este material
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Painéis solares do futuro podem ser ainda mais eficientes com este material em Sáb 10 Ago 2024 - 18:48

DJPRMF

Painéis solares

A energia solar tem estado como um dos temas quentes da atualidade, e cada vez mais é simples de adotar este sistema de energia limpa para o lar. Mas ainda existem melhorias que podem ser feitas, e um grupo de cientistas revelou uma nova descoberta que pode melhorar a tecnologia para o futuro.

Atualmente os painéis solares são fabricados com base em silício, o que possui as suas vantagens, mas também algumas desvantagens, como o facto de apenas poderem ser usados em materiais específicos.

No entanto, os investigadores revelaram agora ter descoberto um novo material, que pode ser usado para o mesmo fim, e que possui a capacidade de recolher ainda mais luz solar e de forma mais eficiente, podendo mesmo ser adaptado para objetos do dia a dia.

Os investigadores do Departamento de Física da Universidade de Oxford revelaram ter descoberto um novo material que pode capturar um espectro mais alargado de luz, o que permite também produzir mais energia com a mesma quantidade de luz comparativamente aos materiais usados nos painéis atuais.

O novo material promete uma eficiência energética 27% superior aos materiais usados normalmente para o mesmo fim. Os investigadores indicam que, em menos de cinco anos de desenvolvimento, a tecnologia melhorou para passar de uma eficiência de 6% para 27%, o que são boas notícias se tivermos em conta que ainda pode melhorar mais para o futuro.

Acredita-se que os novos materiais podem conseguir obter uma eficiência energética de 45% no final, embora ainda seja necessário algum trabalho para se chegar a esse ponto.

Outra vantagem deste material encontra-se no facto de ser ultra fino, com menos de um micrômetro (0,001 milímetro) de espessura, o que o permite ser adaptado para um vasto conjunto de superfícies.

Por exemplo, o material poderia ser adaptado para uso em carros elétricos ou até smartphones, permitindo realizar uma recarga com energia solar dos mesmos.

Para já, este material ainda se encontra em investigação, e pode demorar algum tempo até que venha a ser adotado como um material final para construção dos futuros painéis solares, mas certamente que são boas notícias para a comunidade em geral.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech