1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Criminosos usam detenção do fundador do Telegram para esquemas
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Criminosos usam detenção do fundador do Telegram para esquemas em Ter 27 Ago 2024 - 11:44

DJPRMF

Telegram e esquemas

Como sempre, os ciber criminosos encontram-se a aproveitar os acontecimentos mais recentes para tentar explorar possíveis vítimas para esquemas diversos. E o mais recente agora faz-se passar como uma campanha para ajudar Pavel Durov, o fundador do Telegram que se encontra detido em França.

De acordo com a empresa de segurança Kaspersky, foram descobertas várias campanhas ativas de spam, associadas com supostas angariações de apoio para a libertação de Durov.

Nestes esquemas, os cibercriminosos fazem-se passar por organizações de direitos humanos e afirmam que estão empenhados em garantir a liberdade de Pavel Durov e em proteger os direitos humanos a nível mundial. Nestes e-mails falsos, os cibercriminosos pedem aos destinatários que contribuam para a causa e que enviem dinheiro de uma das várias carteiras de criptomoedas especificadas, incluindo BTC, ETH e TRX. No entanto, as vítimas acabam por perder o seu dinheiro para os atacantes, pois a equipa de Pavel Durov não anunciou quaisquer esforços oficiais de angariação de fundos.

Para contornar os filtros de spam, os burlões variam as suas palavras, evitam a repetição e utilizam sinónimos, tais como “ajudar” e “apoiar” ou “doar” e “angariar”. Nestes ataques, o nome da suposta organização financiadora muda a cada e-mail - alguns afirmam representar a Human Rights Defenders Network (HRDN), enquanto outros se fazem passar pela Digital Rights Advocacy Network (DRAN).

 “É crucial pensar de forma crítica e verificar duas vezes antes de enviar dinheiro para qualquer projeto de donativos. Confie sempre nas comunicações oficiais e nas fontes de notícias verificadas. Nunca confie em e-mails escritos em linguagem e formato primitivos, especialmente quando a equipa oficial não anunciou quaisquer esforços de angariação de fundos. A sua vigilância pode protegê-lo de ser a próxima vítima de burlas”, aconselha Andrey Kovtun, especialista em segurança de e-mail da Kaspersky.

Como sempre, o primeiro passo de segurança parte dos próprios utilizadores, que devem ter cuidado com as mensagens recebidas de fontes desconhecidas, ainda mais as que requeiram pagamentos para causas desconhecidas e por meios como criptomoedas.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech