1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Grupo de antipirataria pretende regras de bloqueio de sites em VPNs e navegadores
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Grupo de antipirataria pretende regras de bloqueio de sites em VPNs e navegadores em Dom 6 Out 2024 - 11:34

DJPRMF

computador com pirataria

Durante os últimos anos, foram aplicadas várias medidas pela Comissão Europeia no sentido de reduzir a pirataria pela internet em solo europeu. Estas medidas envolvem não apenas procurar quem realiza a prática, mas também aplicar medidas limitadoras para evitar o acesso a estes conteúdos.

Estas novas medidas certamente são bem vindas pelos defensores dos direitos de autor, que já pediam alterações faz alguns anos para aplicar regras mais restritas no acesso a estes conteúdos. No entanto, ainda existem algumas melhorias que os mesmos consideram que podem ser feitas, entre as quais sobre transmissões em direito.

Durante o ano passado, a Comissão Europeia ainda aprovou algumas recomendações para tentar combater a pirataria via plataformas de streaming em direito, sobretudo de eventos desportivos. No entanto, os defensores dos direitos de autor consideram que as mesmas não foram suficientes.

A AAPA, uma das entidades anti pirataria na Europa, considera que devem agora ser aplicadas novas medidas para restringir ainda mais o acesso a conteúdos potencialmente piratas na internet. Miruna Herovanu, diretora da AAPA, afirmou recentemente que chegou a hora de os legisladores da União Europeia fazerem a mudança para que questões como redes de pirataria e redes criminosas associadas possam ser tratadas de forma adequada.

No seu manifesto para 2025-2029, a AAPA deixou algumas das medidas que pretende ver implementadas durante os próximos anos, e onde se aplica regras mais claras sobre o bloqueio de conteúdos piratas e ações contra quem realiza estas práticas. Um dos focos encontra-se em combater conteúdos piratas via transmissões em direto.

A entidade pretende que as autoridades apliquem medidas concretas e mais rigorosas no bloqueio de transmissões em direito de conteúdos desportivos ilegais, e que os criadores destas redes sejam penalizados de forma mais severa. A entidade pretende que a Comissão Europeia aplique medidas para garantir a retirada de todos os conteúdos ilegais via streaming até novembro de 2025.

O manifesto indica ainda melhorias para as ferramentas usadas no combate a conteúdos piratas, dando às operadoras novas formas de bloquear o acesso a estes conteúdos por parte dos seus clientes. Existem ainda indicações que devem ser aplicadas medidas mais severas contra empresas de alojamento, que devem responder mais rapidamente a pedidos de remoção de conteúdo potencialmente ilegal nas suas redes. Isto aplica-se também a plataformas de proxy e CDNs, que normalmente não são diretamente alvo dos casos tendo em conta que não atuam como alojamento direto para os conteúdos.

Por fim, o manifesto indica ainda que devem ser aplicadas medidas de bloqueio no acesso a conteúdos piratas também em plataformas de VPN e até nos próprios navegadores. Uma das ideias deixadas será que deve-se começar a aplicar medidas de bloqueio do acesso a conteúdos piratas em plataformas como VPNs, algo que pode levantar algumas críticas a nível da privacidade - tendo em conta que o uso de uma VPN passa exatamente por encriptar os conteúdos que os utilizadores acedem e onde acedem.

A medida vai mais longe, indicando a implementação de formas de bloqueio diretamente nos navegadores. Isto poderia forçar os principais navegadores no mercado a adotarem regras para bloquearem automaticamente acesso a conteúdos piratas. Isto poderia levar a bloqueios mais eficazes do que simplesmente aplicar um bloqueio a nível de DNS - algo que já se revelou ser ineficaz.

De notar que o manifesto apresenta apenas um conjunto de ideias da entidade para possíveis formas de combater a pirataria, e não existe ainda nenhuma confirmação que as ideias venham realmente a ser aplicadas. Por agora encontram-se apenas como medidas que a entidade pretendia ver aplicadas na Europa para os próximos anos.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech