1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » ESET investiga ataque a entidade parceira em Israel
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

ESET investiga ataque a entidade parceira em Israel em Dom 20 Out 2024 - 11:38

DJPRMF

Logo da ESET

A empresa de segurança ESET encontra-se atualmente a investigar um incidente, que ocorreu sobre um dos seus parceiros em Israel, que terá sido afetado por um ataque e enviou várias mensagens para clientes locais contendo malware.

As mensagens enviadas fazem-se passar como parte de uma atualização da ESET, com melhorias para o sistema de segurança, mas na realidade trata-se de malware capaz de realizar vários danos nas entidades.

Todas as mensagens enviadas como parte deste ataque alertam os clientes para a necessidade de instalar uma atualização de segurança no sistema, levando para um link onde se encontra o conteúdo. A mensagem terá sido enviada diretamente dos sistemas da parceira da ESET, o que leva a que não seja algo diretamente filtrado.

mensagem da empresa de segurança

As mensagens foram enviadas pelo domínio eset.co.il, que embora seja associado à ESET, a empresa indica que será da sua parceira direta em Israel. A mensagem indicava que os dispositivos dos utilizadores estariam a ser alvo de um ataque sofisticado, e que, para garantir a proteção dos mesmos, era necessário descarregar um ficheiro que se encontrava num link específico, sob o domínio da entidade.

Este ficheiro continha o malware propriamente dito, que mascarado de um instalador da ESET, procedia com a eliminação de dados dos sistemas onde era executado. O mesmo tentava ainda replicar-se para outros sistemas na rede, ou aceder a discos partilhados em redes internas, de forma a eliminar também os conteúdos dos mesmos.

O objetivo aparenta ser causar prejuízos com a eliminação e destruição de dados das empresas afetadas. De momento ainda se desconhece o número exato de empresas que receberam a mensagem, e ainda menos as que foram verdadeiramente afetadas.

O ataque não foi reclamado por qualquer grupo conhecido de atacantes, embora o uso deste formato de malwares seja bastante vulgar de ocorrer em países como Israel. A ESET afirma que irá entrar em contacto com todos os utilizadores afetados para fornecer mais informações e o eventual apoio necessário.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech