1. TugaTech » Software » Noticias de Software » NSA volta a recomendar reiniciar os smartphones para garantir segurança dos dados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

NSA volta a recomendar reiniciar os smartphones para garantir segurança dos dados em Sex 25 Out 2024 - 15:02

DJPRMF

Smartphone a reiniciar

Existe um lema pelo meio informático que reiniciar os dispositivos pode acabar por resolver muitos dos problemas com os mesmos. E isso veio novamente a ser confirmado pela NSA, que recentemente recomendou aos utilizadores reiniciarem de forma regular os seus smartphones, não apenas para manterem os mesmos otimizados, mas também por questões importantes de segurança.

A Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA) já tinha deixado a sugestão em 2020, mas recentemente voltou a surgir pela internet. Num guia sobre práticas de segurança digitais publicadas na altura, a NSA recomenda que os utilizadores reiniciem os seus dispositivos pelo menos uma vez por semana.

A ideia é simples, e realmente pode ser efetiva contra possíveis ataques direcionados. O ato de reiniciar o dispositivo acaba por reiniciar também todas as aplicações e processos na memória, que pode ajudar a eliminar dados sensíveis que podem ficar guardados na mesma, e que, eventualmente, poderiam ser obtidos por outras fontes e malware.

Embora reiniciar por si só não corrija as falhas, pode ajudar a eliminar dados que, caso as falhas no sistema seja exploradas, poderiam ser roubados e prejudicar os utilizadores finais. Basicamente, será uma forma de “limpar” dados sensíveis da RAM, que poderiam ser roubados através da exploração de falhas.

Além disso, a NSA recomenda ainda que os utilizadores instalem o mais rapidamente possível as atualizações existentes, tanto para as suas apps como para o sistema operativo, já que muitas vezes estas possuem correções a nível de segurança. É ainda recomendado que apenas se instale aplicações de fontes legitimas, como as App Store da Google e da Apple, além de evitar a ligação a redes de internet públicas.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech