1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Grupo de ransomware usa Microsoft Teams para chegar às vítimas
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Grupo de ransomware usa Microsoft Teams para chegar às vítimas em Sáb 26 Out 2024 - 9:33

DJPRMF

hacker em frente de computador

O grupo de ransomware BlackBasta tem vindo a usar uma nova técnica para enganar as potenciais vítimas. Agora, o grupo encontra-se a usar o Microsoft Teams como forma de comunicar diretamente com as vítimas, fazendo-se passar por suporte técnico da Microsoft.

A ideia será usar a ferramenta da Microsoft como forma de manter algum nível de credibilidade, usando a mesma para realizar ataques diretos a empresas. O objetivo passa ainda por tentar obter acesso a redes internas e instalar malware no máximo de sistemas possíveis, com a capacidade de futuramente instalar ransomware nos mesmos.

O BlackBasta é um grupo que se encontra ativo desde abril de 2022, e tem vindo a ser responsável por centenas de ataques contra grandes empresas a nível mundial. O grupo tenta obter acesso às redes internas das empresas através de diferentes ataques e formatos, entre os quais a exploração de falhas.

Uma das formas de atuação do grupo passa por atacar diretamente um funcionário da empresa, sobrecarregando o mesmo. Por exemplo, várias empresas de segurança identificaram em Maio que o grupo regularmente enviava campanhas com milhares de emails contra um funcionário, com mensagens de Spam, e no meio da confusão ligavam para o mesmo a tentar ajudar na tarefa.

Depois disso, o grupo leva os funcionários a instalarem ferramentas de controlo remoto do sistema, como o Anydesk, e acabam por obter dessa forma acesso ao sistema e a potenciais redes internas onde o mesmo se encontre.

O uso do Microsoft Teams é mais recente, mas vai dentro de encontro da mesma ideia. Invés de realizar uma chamada telefónica para as vítimas, os atacantes usam o Teams como forma de realizar a ligação, fazendo-se passar por assistentes da Microsoft, e oferecendo ajuda para os mais variados problemas técnicos que possam estar a surgir. No final, os funcionários são aliciados a instalarem programas de controlo remoto do sistema nas suas máquinas, ou até mesmo malware diretamente descarregado de sites suspeitos.

Os investigadores apontam que a maioria dos contactos encontram-se a ser feitos com origem na Rússia, tendo em conta a data que se encontra nos sistemas que foram identificados de origem dos ataques.

Como sempre, é importante ter atenção a qualquer contacto feito via fontes externas e suspeitas, sobretudo com tarefas que aparentem ser incomuns, e no caso de grandes empresas, deve ser feita a análise das atividades dos funcionários e campanhas de prevenção contra ataques deste formato.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech