1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Hackers russos exploram falhas zero-day no Firefox e Windows
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Hackers russos exploram falhas zero-day no Firefox e Windows em Ter 26 Nov 2024 - 15:10

DJPRMF

Erro de sistema em código vermelho

Um grupo de hackers encontra-se a explorar duas falhas zero-day sobre o navegador Firefox e Tor Browser, com foco em utilizadores na Europa e América do norte.

O grupo de hackers russo “RomCom” encontra-se a explorar duas falhas zero-day nos navegadores, com o objetivo de atacar alvos específicos em vários países. Estas falhas encontram-se diretamente relacionadas com o Firefox e o Tor Browser.

A primeira falha encontrava-se no sistema sandbox do Firefox, que normalmente previne que conteúdo malicioso possa ser executado no sistema. A falha foi corrigida a 9 de Outubro de 2024, um dia depois da empresa de segurança ESET ter reportado a mesma.

A segunda falha encontra-se sobre o sistema de agendamento de tarefas, e em sistemas Windows, pode ser usada para contornar algumas medidas de segurança no navegador. Se explorada, a falha pode levar a que código potencialmente malicioso seja executado em sistemas Windows. Esta falha foi corrigida no dia 12 de Novembro.

O grupo RomCom terá explorado estas duas falhas para obter acesso a vários sistemas, praticamente sem interação dos utilizadores para tal. As falhas foram usadas contra sistemas de alvos específicos, de interesse para o grupo, localizados na Europa e América do norte.

Tudo o que as vítimas teriam de realizar era aceder a um site comprometido, e focado para explorar as duas falhas. Feito isto, os sistemas poderiam ser comprometidos sem interação dos utilizadores de forma direta.

Segundo a ESET, os atacantes focaram os seus ataques para entidades sediadas na Ucrânia, Europa e América do Norte, em vários setores importantes, como o da energia e defesa, bem como setores militares.

Este grupo é conhecido por ter motivações financeiras, tendo no passado explorado outras falhas para levar à instalação de ransomware nos sistemas, ou para roubar dados que poderiam ser valiosos para venda a terceiros ou para chantagem com as entidades envolvidas.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech