
A Google tem vindo a trazer melhorias consideráveis para o seu navegador Chrome, e muitas destas focaram-se nos dispositivos móveis. O Chrome para Android tem sido atualizado de forma recorrente, com foco em otimizar ao máximo o mesmo e as suas capacidades.
De acordo com os dados da empresa, nos últimos dois anos, o desempenho do Chrome em Android dentro do teste de benchmark Speedometer praticamente duplicou. O navegador da Google encontra-se agora mais rápido a responder às interações dos utilizadores e nos carregamentos de conteúdos, em comparação com o que se encontrava faz dois anos atrás.
Em concreto, a Google indica que o desempenho tem vindo a melhorar desde abril de 2023, quando foi lançada a versão 112 do Chrome para Android. Uma grande parte das melhorias encontram-se diretamente relacionadas com as mudanças feitas no compilador do navegador, que devem otimizar ainda o carregamento geral de conteúdos.

Uma grande parte das melhorias foram verificadas depois do Chrome ter recebido a sua versão para arquitetura ARM64, onde foram realizadas várias otimizações para tirar o máximo proveito da arquitetura e dos sistemas.
A Google indica ainda que o avanço feito nos processadores no mercado também contribuiu para as melhorias. Os mais recentes processadores da Qualcomm, por exemplo, permitiram aproveitar ao máximo as capacidades do hardware dentro do Chrome.