1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Mulher detida por aceder a contas bancárias usando contacto dentro das operadoras
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Mulher detida por aceder a contas bancárias usando contacto dentro das operadoras em Qui 2 Jan 2025 - 21:08

DJPRMF

Hacker ao telefone

Os crimes informáticos continuam a ser cada vez mais vulgares, e burlas são também usadas para tentar enganar e roubar potenciais vítimas. A começar o ano, o Ministério Público confirmou ter acusado uma mulher de utilizar dados pessoais de diferentes pessoas, para aceder a contas bancárias e outros serviços das vítimas.

De acordo com a acusação do MP, a mulher encontra-se acusada de utilizar os dados pessoais de operadoras telefónicas e de bancos para aceder às contas bancárias, transferindo os fundos para outras contas em sua posse ou para realizar pagamentos não autorizados.

Encontram-se ainda acusadas outra oito pessoas, sete das quais com relações familiares ou de amizade com a suspeita principal, e uma que teria acesso direto a dados de clientes de diferentes operadoras, e fornecia essa informação para a suspeita.

A mulher encontra-se acusada de 56 crimes de burla qualificada, 57 de acesso ilegítimo, 57 de falsidade informática, 57 de dano relativo a programas ou outros dados informáticos, dois de contrafação de cartão, quatro de recetação, quatro de furto qualificado, seis de falsificação, um de violação de correspondência, um de branqueamento e um de aquisição de cartões ou outros dispositivos de pagamento obtidos mediante crime informático.

O método de operação da suspeita era relativamente simples. Através do contacto que teria dentro das operadoras, esta obtinha dados de potenciais vítimas, que eram depois usados para tentativas de acesso a diferentes plataformas de contas bancárias online. Conseguindo o acesso, a suspeita enviava os fundos das contas para outras em seu controlo, algumas das quais fora de Portugal, ou usava diretamente as contas para realizar pagamentos de serviços e compras online.

A arguida terá ainda conseguido clonar os cartões SIM das vítimas, e usava os dados para verificar se os mesmos estariam associados a entidades bancárias como a Wizink, Universo ou Unibanco.

Em situações onde a clonagem do cartão SIM não seria possível, a arguida tentava obter a correspondência direta dos bancos ou de diferentes entidades, que depois usava para o esquema. Eram feitos pedidos usando os dados roubados das operadoras, para realizar o pedido de segunda via dos cartões de crédito ou similar, que depois tentava enganar as entidades financeiras para enviarem os mesmos para uma morada diferente.

Estima-se que a arguida tenha obtido mais de 188 mil euros desta forma.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech