1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware » HDMI 2.2 oficialmente confirmado com suporte para 96 Gbps
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

HDMI 2.2 oficialmente confirmado com suporte para 96 Gbps em Seg 6 Jan 2025 - 15:46

DJPRMF

HDMI porta entrada

Cada vez mais nos dias de hoje é possível encontrar TVs e dispositivos capazes de transmitir em 4K e até 8K, portanto existe também a necessidade de melhorar os protocolos existentes para garantir a melhor qualidade possível.

É nesse sentido que a HDMI Forum, entidade responsável pelos padrões de HDMI no mercado, confirmou hoje o novo padrão de HDMI 2.2. Este novo padrão foi revelado durante a CES 2025, e chega adaptado para as transmissões de conteúdos no futuro.

A ligação tradicional não sofre mudanças, sendo que as principais alterações encontram-se nas características diretas do mesmo. O HDMI 2.2 permite agora a transmissão de dados até 96 Gbps, o que representa um aumento significativo face aos padrões atualmente existentes.

Isto vai permitir que conteúdos de maior resolução, e com taxas de atualização mais elevadas, sejam enviados pelo mesmo cabo, garantindo também a melhor qualidade possível.

HDMI 2.2

A par com o HDMI 2.2, foi também confirmado o novo Ultra96 HDMI, um padrão para certificação de cabos HDMI, que segundo a instituição, vai ajudar os clientes a identificarem mais rapidamente o cabo correto para a sua configuração. Com este novo processo de certificação, os fabricantes passam a ter de apresentar o comprimento do cabo e outras informações tanto na embalagem, como no cabo em si, de forma a obterem a certificação para tal.

Outras melhorias feitas com o HDMI 2.2 encontram-se no Fixed Rate Link, uma tecnologia que pretende melhorar o suporte para conteúdos não comprimidos a 4K e 60 FPS ou superior. O Latency Indication Protocol (LIP) deve também melhorar a transmissão de áudio, com menos latência e mais qualidade final, sobretudo para dispositivos que tenham um recetor dedicado do sinal de áudio.

Antes de começar a procurar fazer o upgrade dos seus cabos e dispositivos, é importante ter em conta que o padrão apenas deve começar a ser certificado nos primeiros dispositivos no início deste ano, e espera-se que ainda venha a demorar alguns meses para os primeiros equipamentos começarem a surgir no mercado com o mesmo.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech