1. TugaTech » Software » Noticias de Software » Homebrew usado para campanha de publicidade maliciosa no Google
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Homebrew usado para campanha de publicidade maliciosa no Google em Qua 22 Jan 2025 - 9:07

DJPRMF

Homebrew

A publicidade da Google encontra-se, mais uma vez, a ser usada para campanhas para sites com conteúdos enganadores. Desta vez os alvos são utilizadores do popular Homebrew, um popular programa open source para gestão de pacotes no macOS e Linux.

Foi recentemente descoberto que existe uma nova campanha de publicidade maliciosa na Google, que usa o sistema da empresa para propagar falsos sites sobre o Homebrew, em pesquisas relacionadas com o mesmo. Quando os utilizadores pesquisam pelos termos associados ao Homebrew, nos primeiros resultados podem surgir anúncios para sites que possuem versões modificadas do programa, contendo malware.

Segundo o investigador Ryan Chenkie, a campanha começou a usar o sistema de publicidade da Google de forma recente, mas tem vindo a continuar ativa nas últimas semanas. A versão modificada do programa integra o infostealer AmosStealer, focado para sistemas macOS, e que pode roubar dados de login e outra informação sensível dos sistemas das vítimas.

A campanha usa a publicidade da Google para surgir nos primeiros resultados de certos termos de pesquisa, como até o próprio nome do programa. Desta forma, os utilizadores podem ter a tendência de acederem imediatamente ao primeiro resultado, sem validarem se é realmente o link legítimo.

imagem de campanha maliciosa

A publicidade apresenta mesmo o URL correto para o site brew.sh, mas quando os utilizadores carregam no mesmo, são direcionados para um site completamente diferente, onde se encontra a versão maliciosa. Isto deve-se ao facto da publicidade da Google permitir colocar qualquer endereço no campo de URL.

O site malicioso tenta imitar o design e estrutura do site oficial do Homebrew, incluindo o comando que os utilizadores devem usar para instalar a aplicação. Mas invés de usar o link direto para descarregar o script de instalação, encontra-se um domínio diferente desconhecido, onde se encontra o malware.

Se instalado, o infostealer Amos passa a tentar roubar o máximo de informação possível do sistema das vítimas, incluindo dados de carteiras de criptomoedas, dados de login guardados nos navegadores e outros conteúdos como cookies.

Mike McQuaid, criador do Homebrew, afirma ter conhecimento desta situação, mas ao mesmo tempo indica que existe pouco que possa ser feito, uma vez que a campanha usa o sistema de publicidade da Google – embora se possa reportar a publicidade maliciosa, nem sempre isso previne que a campanha desapareça por completo.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech