1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Amazon Redshift mais seguro: Novas definições padrão contra fugas de dados.
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Amazon Redshift mais seguro: Novas definições padrão contra fugas de dados. em Seg 3 Fev 2025 - 22:38

DJPRMF

Amazon logo redshift

A Amazon acaba de confirmar uma nova alteração para a sua plataforma Redshift, focada em garantir mais segurança para os dados e contas dos clientes. A mudança será realizada com o objetivo de ajudar a prevenir que configurações incorretas ou de fraca segurança possam colocar em risco a segurança dos dados.

A Redshift é uma plataforma da Amazon, bastante usada para a recolha e armazenamento de dados – sobretudo sobre dados estatísticos. Este é um rival direto de plataformas como o Google BigQuery, Snowflake, e Azure Synapse Analytics. A plataforma é bastante usada por algumas grandes empresas, sobretudo no ramo da publicidade.

Com isto, as empresas podem usar esta plataforma para guardar dados potencialmente sensíveis ou privados, e quando a mesma se encontra incorretamente configurada, pode permitir que atacantes acedam a esses dados – algo que já aconteceu no passado.

Para evitar que tal aconteça, a AWS confirmou que vai implementar três mudanças nas configurações padrão de segurança, focadas em garantir que os clientes não aplicam configurações incorretamente.

A primeira alteração será restringir o acesso público aos clusters de informação, confinando os mesmos apenas para acessos do Virtual Private Cloud (VPC). Quando o acesso público seja necessário, os administradores necessitam de diretamente configurar tal opção.

A segunda mudança será a ativação da encriptação dos dados por padrão, em todos os clusters. Desta forma, os dados encontram-se protegidos a partir do primeiro momento, prevenindo possíveis ataques. O acesso aos dados agora necessita de uma chave privada de desencriptação, ou de uma chave guardada sobre o Key Management Service (KMS) da AWS.

Por fim, todos os clusters passam a usar SSL (TLS) por padrão, prevenindo potenciais ataques de “man-in-the-middle”. Desta forma, a transmissão de dados será mais segura e evita a possível exposição a ataques diretos.

De notar que estas mudanças apenas serão aplicadas em novos clusters, sendo que os atualmente criados não irão sofrer alterações.

A Amazon espera que, com estes padrões, a segurança dos clusters seja drasticamente melhorada, e consequentemente, dos dados armazenados nos mesmos, prevenindo potenciais ataques.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech