1. TugaTech » Software » Noticias de Software » Microsoft corrige falha zero-day no Windows explorada desde 2023
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Microsoft corrige falha zero-day no Windows explorada desde 2023 em Qua 12 Mar 2025 - 15:46

DJPRMF

Microsoft Windows logo em fundo verde de código

A Microsoft recentemente lançou a atualização do Patch Tuesday, contendo as mais recentes atualizações de segurança tanto para o Windows 11 como para o Windows 10. Estas atualizações são fortemente recomendadas de se instalar o quanto antes, tendo em conta que corrigem falhas de segurança no sistema – e até a Microsoft as obriga a instalar como parte do processo de atualização dos sistemas.

Quando a nova atualização foi lançada, sabia-se que integrava a correção para algumas falhas zero-day, que estariam a ser ativamente usadas para ataques. Mas agora conhecem-se novos detalhes sobre as mesmas, que permitem avaliar a sua gravidade.

De acordo com a empresa de segurança ESET, foram recentemente descobertas falhas no kernel do Windows, que estariam a ser ativamente exploradas para ataques. Segundo os investigadores, as falhas estariam a ser usadas para ataques desde Março de 2023.

A falha, se explorada, permite aos atacantes obterem permissões administrativas no sistema (SYSTEM), sem que os utilizadores tenham de realizar qualquer interação. No entanto, a Microsoft, apesar de confirmar a existência da falha, acredita que a mesma é bastante sofisticada para ser explorada em larga escala, devido às condições necessárias para acontecer.

Os investigadores da ESET apontam que a falha começou a ser ativamente explorada com o malware PipeMagic, que teve as suas primeiras atividades em Março de 2023. Desde então tem vindo a surgir em algumas famílias de malware, mas a sua atividade manteve-se contida.

Muito possivelmente, devido a ser uma falha que envolve alguma complexidade para ser explorada, esta não foi ativamente usada em malware que se propaga no “dia a dia”.

De notar que o malware PipeMagic foi detetado por investigadores da empresa de segurança Kaspersky em 2022, e na altura era usado sobretudo para recolher dados sensíveis de sistemas infetados e potencialmente importantes para os atacantes.

A recomendação passa por todos os utilizadores no Windows 10 e 11 instalarem as mais recentes atualizações de segurança, que foram fornecidas dentro do Patch Tuesday, e onde se encontra a correção para a falha originalmente descoberta pela ESET.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech