1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Youtube começa a testar implementação de DRM nos vídeos
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Youtube começa a testar implementação de DRM nos vídeos em Sex 14 Mar 2025 - 9:49

DJPRMF

Youtube DRM

O Youtube é uma das maiores plataformas de vídeos atualmente na internet, usada todos os dias por milhares de utilizadores. Recentemente a plataforma tem vindo a aplicar medidas para evitar o uso de bloqueadores de publicidade, e levar mais utilizadores a obterem o Youtube Premium.

Uma das formas que muitos usam para tentar evitar a publicidade passa por descarregar diretamente os vídeos. Existem várias ferramentas que permitem descarregar vídeos do Youtube, para reprodução local – embora esta tarefa seja algo “controversa” para os termos do Youtube, que não o permitem diretamente.

No entanto, estas ferramentas podem agora ter os dias contactos. Isto porque a Google parece encontrar-se a testar a implementação de DRM em todos os vídeos da sua plataforma, o que iria tornar inútil praticamente qualquer ferramenta que permita o download dos mesmos.

O projeto yt-dlp é um dos mais conhecidos que permite descarregar vídeos da plataforma, estando disponível livremente no GitHub. No entanto, recentemente foi criada uma nova nota em como o Youtube parece encontrar-se a testar a implementação de DRM em vídeos.

Esta implementação faz com que o yt-dlp, e virtualmente qualquer outro software, possa descarregar os conteúdos, visto que estão agora protegidos digitalmente. O DRM implementa uma assinatura digital nos conteúdos, que previne a cópia dos mesmos por fontes não autorizadas.

Ou seja, com este sistema, os vídeos do Youtube apenas podem ser reproduzidos nos sistemas que foram aceites pela Google para tal, e encontram-se encriptados. Portanto, ferramentas como a yt-dlp não são capazes de descarregar os mesmos.

Por agora, a implementação de DRM parece focada apenas para vídeos transmitidos pelo YouTube TV, e em pequena escala, o que aponta para tratar-se de um teste por parte da Google. Mas é bastante provável que a empresa venha a adotar a mesma medida em outras plataformas no futuro.

A confirmar-se, esta implementação pode trazer novas dores de cabeça para os utilizadores que tentam contornar as medidas da plataforma. Os vídeos podem ficar mais complicados de descarregar, e ao mesmo tempo, podem até deixar de funcionar em clientes que não sejam os oficiais.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech