1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Amazon vs Starlink: Gigante lança os primeiros satélites concorrentes
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Amazon vs Starlink: Gigante lança os primeiros satélites concorrentes em Qui 3 Abr 2025 - 19:01

DJPRMF

Amazon Satélite Projeto Kuiper

Caso não existam atrasos, a Amazon encontra-se a preparar para entrar na corrida para o lançamento de satélites, criando uma nova rivalidade com a Starlink da SpaceX – de Elon Musk.

A empresa está prevista de realizar o lançamento do seu primeiro lote de satélites funcionais, dentro do Projeto Kuiper, a 9 de Abril. Este lançamento é o primeiro passo da empresa para começar a colocar em operação a sua rede de satélites, que no futuro, poderá ajudar a distribuir internet por mais locais remotos.

A ideia da Amazon será criar uma rede mundial de satélites, que possa competir diretamente com a Starlink, e fornecer acesso à Internet de alta velocidade mesmo em zonas remotas ou onde os meios tradicionais de acesso não se encontram disponíveis.

O lançamento vai acontecer na Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida (Estados Unidos), em parceria com a United Launch Alliance (ULA).

Apelidada de Kuiper Atlas 1, esta missão pretende colocar no espaço 27 satélites diferentes, por intermédio do foguete Atlas V da ULA. Estes satélites vão ser colocados a 450 quilómetros da Terra.

De notar que a Amazon já tinha lançado alguns dos satélites dentro deste projeto, mas eram considerados ainda experimentais. Estes serão os primeiros modelos focados para uso final do projeto, e que eventualmente devem começar a permitir a distribuição da Internet por vários locais.

Segundo a Amazon, a ideia do Projeto Kuiper será colocar 3236 satélites em operação na orbita terrestre. Até 2029 espera-se que sejam realizados mais de 80 lançamentos para esta tarefa, com a previsão de que metade dos satélites entrem em operação até meados de 2026.

Quanto à ligação que será fornecida dentro do Projeto Kuiper, a Amazon aponta que devem atingir os 100 Mbps, embora os valores possam vir a aumentar com base nos equipamentos usados. Caso se use a antena padrão, as velocidades podem atingir os 400 Mbps e eventualmente, para situações de uso no governo e empresas, atingir velocidades de 1 Gbps.

Obviamente, toda esta ideia depende do sucesso da missão agora planeada.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech