
As ferramentas de Inteligência Artificial encontram-se a evoluir de forma considerável, sendo que estão a tornar mais simples a tarefa de criar os mais variados conteúdos. Isto inclui também conteúdos musicais, onde várias plataformas de streaming de músicas estão agora a ser “invadidas” por conteúdos criados por IA.
Uma destas plataformas é a Deezer, que de acordo com as informações que a mesma partilhou, todos os dias existe uma média de 20.000 faixas que são enviadas para a plataforma e que são criadas por IA. Este valor corresponde a 18% de todas as músicas enviadas para o serviço por dia.
Um dos motivos pelos quais esta plataforma verifica um valor mais elevado de conteúdos deste formato que os rivais pode partir do facto da mesma permitir a qualquer um enviar os mesmos. Enquanto outras plataformas de streaming apenas permitem que faixas de músicas sejam enviadas por artistas reconhecidos ou as suas editoras, a Deezer permite que amadores e músicos sem editoras possam enviar as suas faixas para a plataforma.
Como não existe uma verificação direta humana nos conteúdos enviados, isto permite que a plataforma seja também um dos melhores alvos para enviar este formato de conteúdos. Apesar disso, a Deezer afirma ter criado ferramentas para identificar conteúdos que tenham sido criados por IA, mas ainda assim os mesmos necessitam de constantes evoluções.
Os dados apontam ainda que o número de conteúdos enviados neste formato tem vindo a aumentar consideravelmente. Apenas no inicio de 2025, eram enviados em média 10.000 músicas criadas por IA para a plataforma, todos os dias. O valor praticamente duplicou em apenas alguns meses.
Segundo a empresa, o receio será que este formato de conteúdos venha a agravar-se durante os próximos tempos, existindo a necessidade de criar novas ferramentas que possam validar os mesmos mais rapidamente.
Músicas criadas por IA continuam a ser um problema para a grande maioria das plataformas de streaming, sobretudo devido aos possíveis problemas associados com direitos de autor e a forma como os conteúdos são criados. Existem ainda custos mais elevados para as plataformas de streaming, seja no armazenamento destes conteúdos ou no pagamento de valores pela reprodução dos mesmos.