1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware » Google Pixel 10 poderá trazer ecrã amigo dos olhos com melhor PWM
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Google Pixel 10 poderá trazer ecrã amigo dos olhos com melhor PWM em Qua 30 Abr 2025 - 13:03

DJPRMF

Google Pixel 9 Pro XL

Os ecrãs dos smartphones Pixel da Google têm sido consistentemente elogiados pela sua qualidade de imagem, mas um aspeto técnico, muitas vezes ignorado, pode estar a causar desconforto a alguns utilizadores. Trata-se da frequência de modulação por largura de pulso (PWM), e a Google parece finalmente estar a dar atenção a esta questão, sugerindo melhorias futuras, possivelmente já a partir da série Pixel 10.

O que é o PWM e porque importa?

Provavelmente nunca pensou na taxa de PWM do ecrã do seu telemóvel, mas esta característica dos painéis OLED é fundamental na forma como o brilho é ajustado. O PWM funciona, essencialmente, "enganando" os nossos olhos para que percebam o ecrã como menos brilhante. Isto é conseguido através de um piscar muito rápido do ecrã.

Embora seja uma técnica eficaz, esta cintilação, especialmente a frequências mais baixas, pode causar cansaço visual em muitos utilizadores e, em casos mais extremos, até dores de cabeça ou náuseas em pessoas mais sensíveis. Quanto mais alta for a frequência do PWM (medida em Hertz, Hz), menos percetível se torna esta cintilação e, consequentemente, menor a probabilidade de causar desconforto.

Nos últimos anos, vários fabricantes têm vindo a adotar taxas de PWM significativamente mais elevadas. Marcas como a Honor, por exemplo, já implementam valores na ordem dos milhares de Hz – até o mais acessível Honor 200 Pro apresenta uma taxa de 3840Hz. A Samsung, por sua vez, utiliza uma frequência de 492Hz nos seus modelos topo de gama mais recentes (desde a série Galaxy S24). Em contraste, o Google Pixel 8 Pro registava apenas 246Hz, um valor consideravelmente baixo para um dispositivo desta categoria.

Google reconhece o problema e promete novidades

Parece que a Google está ciente desta desvantagem. Em declarações ao Android Central (especificamente a Nick Sutrich, que tem dedicado vários artigos a este tema), a gigante tecnológica indicou que as suas equipas estão "cientes e a investigar" como os seus ecrãs funcionam para utilizadores sensíveis ao PWM. A empresa acrescentou ainda que "pode esperar atualizações mais para o final do ano".

Embora não seja uma confirmação explícita, esta comunicação sugere fortemente que a próxima geração de smartphones da marca, a série Pixel 10, trará melhorias nesta especificação.

Melhorias via hardware ou software?

Tecnicamente, é possível introduzir algumas mitigações por software para reduzir o impacto negativo de uma baixa taxa de PWM, algo que a Motorola já fez em alguns dos seus dispositivos. No entanto, a solução mais eficaz e completa passa por alterações ao nível do hardware, ou seja, utilizar painéis com uma frequência de PWM nativa mais elevada. É o cenário mais provável se a Google quiser resolver verdadeiramente a questão.

Expectativa para o futuro

De momento, resta aguardar por informações mais concretas. Historicamente, a Google não tem sido muito transparente relativamente à divulgação da taxa de PWM dos seus ecrãs. Será preciso esperar pelo lançamento dos novos Pixel 10, previsto para os próximos meses, e pelas análises independentes para confirmar que melhorias foram implementadas.

Ainda assim, o reconhecimento do problema por parte da Google é um sinal encorajador para os utilizadores que sofrem de sensibilidade à cintilação dos ecrãs. Uma melhoria significativa no PWM tornaria os futuros Pixel aparelhos mais confortáveis e acessíveis a um público mais vasto.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech