
O WhatsApp, uma das aplicações de mensagens mais populares do mundo, alcançou um novo marco histórico: mais de 3 mil milhões de pessoas utilizam agora a plataforma todos os meses. A notícia foi avançada por Mark Zuckerberg, CEO da Meta, durante a apresentação dos resultados financeiros do primeiro trimestre da empresa.
Fundada em 2009 e adquirida pelo então Facebook em 2014 por uns impressionantes 19 mil milhões de dólares, a aplicação de mensagens manteve-se gratuita e sem publicidade para os seus utilizadores. Em 2020, o WhatsApp já tinha celebrado a marca dos 2 mil milhões de utilizadores ativos mensais. Com este novo recorde, junta-se agora a um grupo muito restrito de aplicações, como o próprio Facebook, a ultrapassar a fasquia dos 3 mil milhões.
O papel central na inteligência artificial da Meta
Esta gigantesca base de utilizadores confere ao WhatsApp um papel fundamental nos planos futuros da Meta, especialmente numa altura em que a empresa aposta fortemente na sua estratégia de Inteligência Artificial (IA). A Meta já tinha referido anteriormente que a aplicação de mensagens é uma das suas maiores plataformas de distribuição para serviços de IA.
"Observamos as pessoas a interagir com o Meta AI a partir de vários pontos de entrada. O WhatsApp continua a registar o uso mais forte do Meta AI em toda a nossa família de aplicações", afirmou Susan Li, CFO da Meta, durante a conferência. Salientou ainda que a maioria dos utilizadores do WhatsApp interage com o Meta AI em conversas individuais (um-para-um).
Desafios no mercado norte-americano e a app Meta AI
Apesar do seu domínio global, Zuckerberg admitiu que a Meta enfrenta uma realidade diferente nos Estados Unidos. Neste mercado, a maioria das pessoas continua a preferir usar as aplicações de mensagens pré-instaladas nos seus smartphones para comunicar. Para abordar esta questão e promover a adoção dos seus produtos de IA, a Meta lançou recentemente a aplicação autónoma Meta AI.
"Esperamos tornar-nos líderes [no mercado de mensagens dos EUA] ao longo do tempo, mas estamos numa posição diferente lá do que na maior parte do resto do mundo com o WhatsApp", explicou Zuckerberg. "Penso que a aplicação Meta AI como um produto autónomo será particularmente importante nos Estados Unidos para estabelecer a liderança como a principal IA pessoal que as pessoas usam. Mas vamos continuar a avançar as experiências em todas as áreas", acrescentou.
Crescimento da plataforma WhatsApp Business
A vertente empresarial da aplicação, o WhatsApp Business, também está em franca expansão. Segundo a empresa, esta plataforma foi responsável por uma fatia significativa dos 510 milhões de dólares de receita gerados pela sua "família de aplicações".
Ferramentas de IA a caminho para empresas
A Meta está ativamente a testar ferramentas de IA destinadas ao WhatsApp Business. Susan Li revelou que a empresa está a desenvolver uma nova interface de gestão e um dashboard. Estes permitirão às empresas treinar a IA da Meta com base nas suas próprias informações, como o website, o perfil do WhatsApp ou as páginas de Facebook e Instagram. Além disso, a Meta está a testar a possibilidade de as empresas ativarem o chatbot de IA da Meta diretamente nas conversas com os clientes, otimizando o apoio prestado.
Este marco de utilizadores, aliado à crescente integração de ferramentas de IA e ao sucesso do WhatsApp Business, solidifica a posição do WhatsApp como um ativo indispensável para o futuro da Meta.