1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » EUA: Fim da isenção 'de minimis' encarece produtos importados da China
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

EUA: Fim da isenção 'de minimis' encarece produtos importados da China em Sex 2 maio 2025 - 10:10

DJPRMF

armazém com caixas

A exceção fiscal conhecida como "de minimis", que permitia a empresas importar bens de baixo valor dos Estados Unidos sem pagar taxas alfandegárias, especialmente provenientes da China e Hong Kong, chegou ao fim. A medida expirou à 00:01 (hora da costa leste dos EUA) de hoje, na sequência de uma ordem executiva assinada no mês passado pela administração Trump.  

O impacto da regra 'de minimis'

Muitas empresas nos EUA dependiam desta regra para manter os custos baixos. Qualquer encomenda com valor inferior a $800 – incluindo produtos eletrónicos, brinquedos e vestuário de empresas populares como a Shein – podia entrar no país livre de impostos. Isto traduzia-se em preços extremamente competitivos para os consumidores finais. A dimensão desta prática é evidente: em 2024, cerca de 1,4 mil milhões de encomendas que entraram nos EUA invocaram esta isenção. Em antecipação a estas mudanças, gigantes do retalho como a Shein e a Temu já tinham começado a aumentar os seus preços para acomodar as futuras tarifas.  

Novas taxas e o contexto da guerra comercial

Com o fim da isenção "de minimis", entram em vigor novas regras tarifárias. As transportadoras que movimentam estas encomendas para os EUA terão agora de escolher entre aplicar uma taxa correspondente a 30% do valor declarado de cada pacote ou uma taxa fixa de $25 por pacote. Esta taxa fixa aumentará para $50 a partir de 1 de junho. A escolha feita por cada transportadora será aplicada a todas as encomendas que processar.

Esta alteração surge num contexto de escalada de tensões comerciais. No mês passado, a administração Trump já tinha imposto tarifas elevadas sobre a maioria dos produtos chineses, resultando num aumento efetivo de 145% nos impostos de importação para muitos bens. Como retaliação, a China implementou taxas de 125% sobre produtos oriundos dos EUA. O fim da isenção "de minimis" é mais um capítulo nesta disputa comercial, com impacto direto nos custos para empresas e consumidores americanos.  



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech