1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Robô humanoide chinês ataca operários: erro de código gera pânico online
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Robô humanoide chinês ataca operários: erro de código gera pânico online em Ter 6 maio 2025 - 17:54

DJPRMF

Robot sentado

Um vídeo que mostra um robô humanoide a atacar trabalhadores numa fábrica na China tornou-se viral nos últimos dias, suscitando um misto de alarme e especulação. O modelo em questão, denominado Unitree H1, terá entrado subitamente em "modo destruição" devido a um erro nas suas linhas de código, e não como resultado de uma sinistra revolução das máquinas, como alguns internautas apressadamente sugeriram.

Vídeo viral mostra ataque de robô em fábrica chinesa

Nas imagens que circulam online, é possível observar o robô, aparentemente suspenso numa espécie de guindaste, próximo de dois operários que parecem estar a conversar. De forma inesperada, o Unitree H1 começa a executar movimentos rápidos e agressivos com os braços, atingindo os trabalhadores e derrubando um monitor e outros objetos que se encontravam na proximidade.

Através do vídeo, não é possível determinar com certeza se os profissionais sofreram ferimentos com gravidade, embora tal não pareça ter sido o caso. Permanecem também desconhecidos o local exato da gravação, que se assemelha a uma unidade fabril, bem como a data em que o incidente ocorreu. O conteúdo disseminou-se rapidamente, com diversas páginas de cariz sensacionalista a promoverem a ideia de um ataque premeditado por parte da máquina.

A culpa é do código, não da inteligência artificial

A Unitree Robotics, empresa responsável pelo fabrico do Unitree H1, veio a público esclarecer que o comportamento agressivo do robô foi, na verdade, um acidente provocado por erros no seu código de programação. Esta declaração oficial reforça a ideia de que o incidente na China não representa o início de um levantamento robótico contra a humanidade.

É comum que, em situações virais como esta, surjam perfis a divulgar informações falsas ou exageradas sobre os acontecimentos, ampliando o receio do público em relação aos robôs. No entanto, importa recordar que a indústria já utiliza maquinaria robotizada há mais de uma década, sendo que a implementação de modelos humanoides em larga escala é um fenómeno mais recente.

Conheça o Unitree H1: o protagonista do incidente

O protagonista involuntário deste incidente é o Unitree H1, o primeiro robô humanoide desenvolvido pela empresa chinesa Unitree Robotics para aplicações de "propósito geral". De acordo com o fabricante, esta versão do robô possui capacidade para se deslocar, incluindo andar e correr, de forma autónoma em terrenos complexos, como escadas, e em diversos tipos de ambientes.

Entre as suas especificações, destacam-se:

  • Um campo de visão de 360 graus com elevada precisão.

  • Uma altura de 1,8 metros e um peso a rondar os 70 kg.

  • O seu design não apresenta cabos externos.

  • A sua velocidade de deslocação pode atingir os 5 m/s.

Histórico de incidentes: um lembrete sobre segurança robótica

Este infeliz episódio não é, contudo, um caso isolado no historial de interações entre robôs e humanos em ambientes industriais. Recorde-se que, em 2023, um engenheiro da Tesla sofreu um acidente nas instalações da empresa no Texas, tendo sido salvo pela intervenção dos seus colegas. Estes eventos sublinham a contínua necessidade de desenvolvimento e implementação de rigorosos protocolos de segurança na operação de sistemas robóticos avançados.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech