1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » EUA apertam o cerco: nova lei pode obrigar Apple e Google a permitir lojas de apps de terceiros
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

EUA apertam o cerco: nova lei pode obrigar Apple e Google a permitir lojas de apps de terceiros em Qua 7 maio 2025 - 7:43

DJPRMF

Logo da Apple em fundo amarelo

Uma nova proposta de lei nos Estados Unidos, apresentada esta terça-feira pela congressista Kat Cammack, visa abalar o controlo que gigantes como a Apple e a Google exercem sobre as suas lojas de aplicações. Denominada "App Store Freedom Act", a legislação pretende forçar os "grandes operadores de lojas de aplicações" a permitir a instalação de lojas de terceiros e a sua definição como padrão pelos utilizadores. O objetivo, segundo um comunicado divulgado na mesma terça-feira, é "promover a concorrência e proteger consumidores e programadores no mercado de aplicações móveis".

O que muda para os gigantes tecnológicos?

Embora o texto da "App Store Freedom Act" não mencione diretamente a Apple, define "grandes operadores de lojas de aplicações" como aqueles com mais de 100 milhões de utilizadores nos EUA, um critério que claramente inclui a empresa de Cupertino e também a Google. Se aprovada, esta lei obrigaria estas plataformas a permitir que os programadores utilizem sistemas de pagamento de terceiros nas suas aplicações, contornando as comissões habituais.  

Mais exigências e acesso equitativo

Mas as exigências não ficam por aqui. A proposta legislativa impõe ainda que a Apple e a Google forneçam aos programadores "acesso igualitário a interfaces, funcionalidades e ferramentas de desenvolvimento, sem custos ou discriminação". Adicionalmente, os utilizadores ganhariam o direito de remover ou ocultar aplicações pré-instaladas nos seus dispositivos, uma funcionalidade há muito pedida por muitos.  

Coimas pesadas para infratores

O não cumprimento das novas regras poderá sair caro. As empresas que violarem a "App Store Freedom Act" estarão sujeitas a sanções impostas pela Federal Trade Commission (FTC), a autoridade comercial norte-americana, e ainda a uma coima civil adicional que pode chegar a 1 milhão de dólares por cada infração.  

Europa como inspiração e movimentos recentes

Esta iniciativa legislativa nos EUA espelha movimentos semelhantes já em curso na União Europeia. A legislação europeia, como o Digital Markets Act (DMA), já obrigou a Apple a permitir o download de lojas de aplicações de terceiros e a alteração de aplicações padrão no iOS. Recorde-se que, na semana passada, a Apple começou a permitir que os programadores incluam links para sistemas de pagamento externos, uma cedência resultante da batalha legal com a Epic Games. A Google também já implementou alterações na Europa após a entrada em vigor dos regulamentos comunitários, como a introdução de um novo ecrã de escolha de navegador durante a configuração inicial dos dispositivos Android.  

"Preços mais altos e inovação limitada"

Na base desta proposta está a convicção de que o modelo atual é prejudicial. "As lojas de aplicações dominantes têm controlado os dados dos clientes e forçado os consumidores a usar os serviços comerciais das próprias plataformas, em vez das ofertas nativas fornecidas pelas aplicações e pelos próprios programadores", afirmou Kat Cammack no comunicado. Segundo a congressista, "os resultados são preços mais altos e seleções limitadas para os consumidores, e práticas anticoncorrenciais para os programadores que têm sufocado a inovação".



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech