1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » CEO da IBM defende mais investimento em IA face aos cortes propostos nos EUA
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

CEO da IBM defende mais investimento em IA face aos cortes propostos nos EUA em Qua 7 maio 2025 - 7:52

DJPRMF

logo da IBM com dinheiro ao lado

Arvind Krishna, o CEO da IBM, alinha-se com muitos outros líderes do setor tecnológico ao defender um aumento do financiamento federal para investigação e desenvolvimento (I&D) em Inteligência Artificial (IA) e tecnologias associadas, em vez de uma redução.

A posição firme de Arvind Krishna

"Temos sido defensores extremamente fortes – e isto inclui tanto a empresa como eu pessoalmente – de que o I&D financiado pelo governo federal deve ser aumentado," afirmou Krishna numa entrevista ao TechCrunch. "Essa é a nossa posição, inequívoca, e acreditamos firmemente nisso."

Esta posição surge num contexto em que a administração do Presidente Donald Trump e o seu gabinete têm procurado efetuar cortes profundos nos programas federais de concessão de bolsas e investigação científica, seguindo um conjunto de prioridades distinto das administrações anteriores.

Os cortes da administração Trump e o impacto na investigação

Nas últimas semanas, um gabinete federal crucial para a investigação em IA, a Diretoria de Tecnologia, Inovação e Parcerias (TIP), foi atingido por significativas reduções orçamentais. Paralelamente, dezenas de funcionários do Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (NIST) e da Fundação Nacional de Ciência (NSF), que alberga o TIP, viram os seus postos de trabalho em risco.

Na sua proposta de orçamento para o ano fiscal de 2026, a administração Trump apela ao Congresso para que corte mais de metade do financiamento da NSF, eliminando o que descreve como despesas "desnecessárias" e "woke". Em risco estão os milhares de milhões de dólares atribuídos a projetos de I&D em IA pela NSF e outras agências federais, como os Institutos Nacionais de Saúde e o Departamento de Energia, que também enfrentam cortes.

Trump ameaçou ainda terminar com a Lei CHIPS, uma importante legislação da era da administração Biden que visava impulsionar a produção doméstica de semicondutores nos EUA, incluindo a produção de chips especializados para IA. O gabinete responsável pela administração dos fundos da Lei CHIPS foi largamente desmantelado no início de março.

O alerta da indústria tecnológica

Grupos da indústria tecnológica, incluindo a Software and Information Industry Association, enviaram cartas ao "czar" da IA da Casa Branca, David Sacks, e ao Secretário do Comércio, Howard Lutnick, alertando que as reduções poderiam comprometer a liderança global dos Estados Unidos em IA. De acordo com o Comité Económico Conjunto dos EUA, a investigação financiada pelo governo federal gera retornos anuais de 25% a 40%, um valor favorável quando comparado com os retornos de 15% a 27% alcançados pelos fundos de capital de risco de primeiro quartil.

"Acreditamos que [o financiamento federal para I&D] está neste momento perto de mínimos históricos em termos de percentagem do PIB," disse Krishna ao TechCrunch, "e que mais I&D financiado pelo governo federal tem um efeito incrivelmente positivo na economia, no crescimento económico, na competitividade dos Estados Unidos, e também no investimento em muitas tecnologias que são essenciais para o nosso futuro."

IBM também sente o impacto

A IBM foi diretamente afetada pelos cortes federais. Durante a apresentação dos resultados do primeiro trimestre, em abril, a empresa revelou que 15 dos seus contratos federais foram cancelados, totalizando 100 milhões de dólares em pagamentos futuros. Os contratos federais representam entre 5% e pouco menos de 10% da prática de consultoria da IBM.  

Um futuro mais otimista?

Krishna, que salientou que o financiamento federal constitui apenas uma fração do negócio global da IBM, mostrou-se "otimista" de que o governo aumentará os gastos em I&D no prazo de um ano.

"Posso dizer que espero que, dentro de um ano... o I&D financiado pelo governo federal para IA, para computação quântica, para semicondutores – espero que esteja numa situação tão boa ou melhor do que está hoje," concluiu Krishna.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech