1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » OpenAI planeia reduzir partilha de receitas com a Microsoft até 2030
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

OpenAI planeia reduzir partilha de receitas com a Microsoft até 2030 em Qua 7 maio 2025 - 9:16

DJPRMF

Logo da OpenAI

A OpenAI, empresa por detrás do popular ChatGPT, tem planos para diminuir a percentagem da sua receita que partilha com a Microsoft, a sua principal investidora e parceira estratégica, até ao final da presente década. Esta informação foi avançada pelo The Information, que teve acesso a documentos financeiros da empresa de inteligência artificial.

Mudança de rumo financeiro

Atualmente, o acordo estabelecido dita que a OpenAI partilha 20% das suas receitas brutas com a Microsoft. No entanto, segundo a mesma publicação, a empresa de IA comunicou a investidores que antecipa uma redução desta partilha para 10% até 2030. Este valor, segundo consta, abrangeria todos os seus parceiros comerciais, onde se inclui, naturalmente, a gigante de Redmond.

Esta notícia surge numa altura em que a OpenAI anunciou, durante esta semana, uma mudança de direção no seu plano de reestruturação. A nova estratégia passaria por transformar o seu braço com fins lucrativos numa Empresa de Benefício Público (PBC – Public Benefit Corporation), que continuaria, no entanto, a ser controlada pela sua divisão sem fins lucrativos.

Contexto da reestruturação e a parceria atual

A Microsoft é uma peça fundamental no xadrez da OpenAI, tendo já investido dezenas de milhares de milhões de dólares na empresa de inteligência artificial. O contrato que une as duas gigantes tecnológicas vigora até 2030 e contempla não só a partilha de receitas de ambas as partes, mas também garante à Microsoft direitos sobre a propriedade intelectual da OpenAI nos seus produtos de IA, bem como exclusividade nas APIs da OpenAI na plataforma Azure.

A Microsoft ainda não deu luz verde

Contudo, a concretização destes planos de reestruturação da OpenAI poderá enfrentar alguns obstáculos. De acordo com informações avançadas pela Bloomberg na passada segunda-feira, a Microsoft ainda não terá dado o seu aval à estrutura corporativa proposta pela OpenAI. Alegadamente, a gigante tecnológica pretende garantias de que o novo modelo protege o seu avultado investimento de milhares de milhões de dólares.

Até ao momento da publicação desta notícia, nem a OpenAI nem a Microsoft responderam aos pedidos de comentário sobre estas informações.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech