1. TugaTech » Software » Noticias de Software » Figma ataca em força com IA para sites, protótipos e novas ferramentas criativas
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Figma ataca em força com IA para sites, protótipos e novas ferramentas criativas em Qua 7 maio 2025 - 18:09

DJPRMF

Logo da Figma junto com novas funcionalidades

A Figma, conhecida plataforma de design colaborativo, anunciou hoje um arsenal de novas funcionalidades, com destaque para a criação de sites e aplicações web potenciadas por inteligência artificial. A empresa lança ainda uma ferramenta para marketers produzirem recursos em massa e um novo sistema de desenho vetorial, entrando em rota de colisão com gigantes como a Adobe e a Canva, mas também com criadores de sites e protótipos como WordPress, Wix, Hostinger e Replit.

Figma Sites: a inteligência artificial ao serviço da criação web

A nova aposta da empresa na criação de páginas para a internet chama-se Figma Sites. A tecnológica explicou que muitos designers já utilizavam a Figma para criar protótipos de como um site deveria parecer. Com esta nova ferramenta alimentada por IA, os profissionais podem agora gerar websites completos e até publicá-los diretamente. Uma vez criado o site, os colaboradores podem facilmente modificar elementos através de um editor, sem necessidade de recorrer a prompts de texto.

Os utilizadores podem ainda incorporar transições, animações e efeitos de scroll, garantindo ao mesmo tempo que o site é responsivo e se adapta a diferentes ecrãs. A Figma está também a adicionar a capacidade de gerar diretamente publicações de blog a partir do seu construtor de sites. Isto significa que o Figma Sites incluirá um sistema de gestão de conteúdo (CMS) – uma funcionalidade que será lançada em breve – permitindo aos utilizadores editar publicações dentro do próprio design do blog e gerir outros recursos como miniaturas e slugs (identificadores URL).

Para elementos interativos, como gráficos de cotações de ações em tempo real, será possível adicionar código personalizado ou usar a inteligência artificial para gerar o código necessário.

Figma Make: da ideia ao protótipo interativo em instantes

Paralelamente, surge o Figma Make, uma ferramenta similar baseada em IA, mas mais orientada para a ideação e prototipagem. Os utilizadores podem inserir um prompt para criar uma aplicação web. O protótipo resultante é colaborativo, permitindo que os utilizadores solicitem ao assistente de IA que altere ou adicione determinados elementos. Adicionalmente, se existir um programador na equipa, este poderá modificar diretamente o código para efetuar as alterações necessárias.

Com o Figma Make, é também possível gerar pequenos elementos interativos, como um relógio, e incorporá-los posteriormente nas páginas publicadas através do Figma Sites.

Figma Make

Yuhki Yamashita, diretor de produto da Figma, referiu que ambos os produtos partilham muitas funcionalidades e tecnologia subjacente.

"Queremos possibilitar a prototipagem de alta fidelidade com a Figma, especialmente com o Figma Make. É possível adicionar mais dados e tentar perceber quão viável uma ideia é em termos de implementação final. Já o Figma Sites é útil para uma equipa de marketing e design quando sabem exatamente como um site deve ser e querem ter controlo total sobre isso", explicou Yamashita ao TechCrunch, ao descrever a diferenciação entre estes produtos.

Figma Buzz: o novo aliado dos marketers para produção de conteúdo

A pensar nos profissionais de marketing, a Figma lança o Figma Buzz. Com esta ferramenta, os marketers podem facilmente usar modelos criados por designers, já com as especificações de design da marca, para criar novos materiais criativos. Podem também recorrer à ferramenta para inserir imagens geradas por IA ou alterar o fundo de determinados recursos. O Figma Buzz permite ainda a criação de recursos em massa, utilizando dados de fontes como folhas de cálculo.

Figma Buzz

Figma Draw: mais poder para a edição vetorial dentro da plataforma

A empresa está também a lançar uma ferramenta chamada Figma Draw, dedicada à edição vetorial e ilustrações. Yamashita salientou que, frequentemente, os designers tinham de exportar os seus designs vetoriais para fora da Figma para fazerem edições. A empresa adiciona agora ao seu produto Draw funcionalidades como texto ao longo de um caminho, preenchimento com padrões, pincéis, edição de múltiplos vetores, adição de ruído e textura, e uma ferramenta de seleção laço.

Estratégia e concorrência: Figma expande o seu ecossistema

Este não é o primeiro passo da Figma na área da prototipagem. No ano passado, a empresa lançou uma funcionalidade chamada Make Design, que teve de ser retirada após acusações de que a ferramenta teria sido excessivamente treinada com base em aplicações existentes.

Com o lançamento da ferramenta Slides para criar apresentações no ano passado, e agora com as novas ferramentas de criação de recursos e desenho, a Figma posiciona-se como um concorrente direto de suites criativas como as da Adobe e Canva. No entanto, Yamashita negou que a empresa esteja a competir diretamente com estas ferramentas, afirmando que o negócio da Figma é a construção de produtos digitais e que um terço dos seus utilizadores são programadores, graças a ferramentas como o Dev Mode.

A expansão da Figma surge num momento em que múltiplas empresas de diferentes setores procuram formas de criar experiências interativas utilizando IA. Fornecedores de alojamento web como Squarespace, Wix, WordPress e Hostinger já lançaram ferramentas para permitir que os utilizadores criem sites facilmente através de IA. Por outro lado, ferramentas como Replit e Lovable incentivam os utilizadores a criar aplicações ou protótipos sem conhecimentos de programação. No mês passado, até a Canva introduziu uma forma de criar experiências interativas dentro dos seus designs com o Canva Code.

Novo plano de subscrição para criadores de conteúdo

A acompanhar estes lançamentos, a Figma anuncia um novo plano de subscrição denominado "content seat", com um preço a partir de $8 por mês. Este plano dará aos utilizadores acesso ao Figma Buzz, Slides, FigJam (a ferramenta de quadro branco online da Figma) e ao CMS do Figma Sites.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech