1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Starlink de Elon Musk beneficiou da guerra de tarifas da administração Trump, revela o Washington Post
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Starlink de Elon Musk beneficiou da guerra de tarifas da administração Trump, revela o Washington Post em Qui 8 maio 2025 - 7:50

DJPRMF

Logo da SpaceX com dinheiro ao lado

O Starlink, serviço de internet via satélite da SpaceX, empresa liderada por Elon Musk, terá sido um beneficiário direto da guerra comercial e das tarifas impostas pela administração Trump. A alegação baseia-se em memorandos internos do Departamento de Estado norte-americano, que foram divulgados e obtidos pelo jornal Washington Post.  

A diplomacia ao serviço da Starlink

Os documentos indicam que os Estados Unidos exerceram pressão sobre vários países para que adotassem o Starlink. Alguns destes memorandos revelam mesmo que certas nações acreditavam que a adesão ao serviço da SpaceX poderia facilitar as suas negociações comerciais e tarifárias com os EUA, funcionando como um lubrificante para as mesmas.  

O caso de Lesoto: um acordo em troca de alívio tarifário?

Um exemplo flagrante, destacado pelo Post, envolve o Lesoto. De acordo com um dos memorandos, esta pequena nação africana, sobre a qual os EUA impuseram uma tarifa de 50%, afirmou abertamente que o seu novo contrato de 10 anos com a Starlink estava ligado à expectativa de conseguir melhores condições nas negociações tarifárias com a potência norte-americana.

Ligações perigosas e justificações oficiais

Elon Musk, fundador e CEO da SpaceX, era, à data dos acontecimentos, um dos conselheiros próximos da administração Trump. Confrontado pelo Washington Post, um porta-voz da Casa Branca negou a existência de qualquer conflito de interesses. Por sua vez, o Departamento de Estado descreveu a promoção de acordos para uma empresa americana de satélites como uma ação "patriótica", especialmente perante a crescente concorrência da China neste setor.  

Até à data da publicação original da notícia pelo Washington Post, a SpaceX não tinha respondido a um pedido de comentário sobre o assunto.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech