1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Irlanda avança com proposta para obrigar tecnológicas a validar anúncios financeiros antes da publicação
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Irlanda avança com proposta para obrigar tecnológicas a validar anúncios financeiros antes da publicação em Qui 8 maio 2025 - 17:17

DJPRMF

Aplicações de redes sociais em smartphone

A Irlanda quer que as grandes empresas de tecnologia passem a ter a responsabilidade de verificar a legitimidade de anúncios financeiros antes de estes serem publicados nas suas plataformas. A notícia, avançada pelo Financial Times, revela uma tentativa do país de se antecipar a medidas da Comissão Europeia, visando um combate mais eficaz à fraude financeira que grassa online. Esta iniciativa surge num contexto de pressão crescente para que as tecnológicas assumam responsabilidades pelo conteúdo fraudulento que veiculam, e enquanto se discute a possível flexibilização da regulação sobre as grandes tecnológicas americanas na União Europeia.  

Uma abordagem proativa contra a fraude

A proposta irlandesa pretende ir além das intenções já manifestadas pela Comissão Europeia. Enquanto o órgão executivo da UE pondera responsabilizar as empresas por fraudes financeiras ocorridas nas suas plataformas, a Irlanda quer cortar o mal pela raiz: impedir que anúncios fraudulentos cheguem sequer a ser publicados. Para tal, o ministério das finanças irlandês submeteu uma emenda à atual proposta da UE, que forçaria as plataformas tecnológicas a confirmar a idoneidade dos anunciantes antes de aceitarem os seus anúncios.

Esta emenda prevê ainda que apenas prestadores de serviços financeiros devidamente registados possam publicar este tipo de publicidade. A urgência da medida é sublinhada por dados do Banco da Irlanda, que indicam que mais de 75% das perdas financeiras no ano passado resultaram de fraudes de investimento, muitas vezes ligadas a anúncios colocados em redes sociais. Estes anúncios fraudulentos podem ser publicados e removidos rapidamente, permitindo aos seus autores escapar ao escrutínio legal após causarem prejuízos significativos.

Milhares de milhões em jogo e o apelo das autoridades

O problema é vasto. Dados indicam que, só em 2022, burlões online defraudaram cidadãos europeus em quase 5 mil milhões de dólares (aproximadamente 4,42 mil milhões de euros, à taxa de câmbio atual). A situação levou a legisladora irlandesa Regina Doherty a afirmar: "Não podemos deixar lacunas tão óbvias na legislação que estão a permitir que criminosos defraudem as pessoas das suas poupanças de uma vida."

A posição das gigantes tecnológicas

Contactada pelo Financial Times, a Google escusou-se a comentar diretamente a medida irlandesa, mas salientou que combate "a fraude financeira em anúncios através das nossas ferramentas, pessoas e políticas". A empresa opera, de facto, um programa de certificação de serviços financeiros para ajudar a combater este tipo de crime. Já a Meta (anteriormente Facebook) optou por não tecer quaisquer comentários sobre a proposta.

Apoio europeu e o desafio da Lei dos Serviços Digitais

Apesar do silêncio ou da cautela de algumas das visadas, a proposta da Irlanda parece ter encontrado eco positivo: cerca de metade dos países da União Europeia já manifestaram o seu apoio à emenda. No entanto, existe um obstáculo potencial. Uma disposição na Lei dos Serviços Digitais (Digital Services Act - DSA) da UE estabelece que as empresas de tecnologia não são obrigadas a monitorizar de forma generalizada o conteúdo nas suas plataformas. Contudo, os defensores da iniciativa irlandesa argumentam que a exigência de verificar os anunciantes (e não todo o conteúdo) poderia ser desenhada de forma a contornar esta restrição e a estar em conformidade com a legislação europeia em vigor.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech