1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Microsoft proíbe funcionários de usar a DeepSeek devido a riscos de segurança e propaganda
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Microsoft proíbe funcionários de usar a DeepSeek devido a riscos de segurança e propaganda em Sex 9 maio 2025 - 7:54

DJPRMF

Logo da DeepSeek em app de dispositivo móvel

A Microsoft tomou a decisão de proibir os seus colaboradores de utilizarem a aplicação DeepSeek. O anúncio foi feito por Brad Smith, vice-presidente e presidente da Microsoft, durante uma audição no Senado, onde citou preocupações significativas com a segurança dos dados e a potencial disseminação de propaganda como os principais motivos para esta medida.

Smith clarificou que estas mesmas preocupações levaram a que a Microsoft não disponibilizasse a aplicação DeepSeek na sua loja de aplicações oficial. Embora diversas organizações e até países já tenham implementado restrições à DeepSeek, esta é a primeira vez que a Microsoft assume publicamente uma proibição interna desta natureza.

Os motivos da proibição da Microsoft

O cerne da questão, segundo Brad Smith, reside no risco de os dados dos utilizadores serem armazenados em servidores localizados na China. Adicionalmente, existe o receio de que as respostas fornecidas pela inteligência artificial da DeepSeek possam ser influenciadas por "propaganda chinesa".

A política de privacidade da DeepSeek em destaque

A política de privacidade da DeepSeek estabelece que os dados dos utilizadores são, de facto, armazenados em servidores chineses. Esta prática submete os dados à legislação da China, que impõe a cooperação com as agências de inteligência do país. É também conhecido que a DeepSeek aplica uma censura considerável a tópicos que o governo chinês considera sensíveis.

Paradoxo? Modelo da DeepSeek disponível no Azure da Microsoft

Apesar das declarações críticas de Smith e da proibição da aplicação, surge um ponto de contraste: a Microsoft disponibilizou o modelo R1 da DeepSeek através do seu serviço de computação em nuvem, o Azure, pouco depois de este se ter tornado popular no início deste ano.

No entanto, é crucial distinguir entre oferecer a aplicação de chatbot da DeepSeek e disponibilizar o seu modelo de IA. Sendo a DeepSeek uma plataforma de código aberto (open-source), qualquer entidade pode descarregar o modelo, alojá-lo nos seus próprios servidores e oferecê-lo aos seus clientes, teoricamente sem que os dados sejam enviados de volta para a China.

Modificações e segurança no modelo Azure

A disponibilização do modelo em código aberto não elimina, contudo, outros riscos, como a potencial disseminação de propaganda ou a geração de código inseguro. Durante a audição no Senado, Smith afirmou que a Microsoft conseguiu intervir no modelo de IA da DeepSeek e "alterá-lo" de forma a remover "efeitos secundários prejudiciais". A Microsoft não forneceu pormenores sobre as modificações efetuadas, remetendo para as declarações de Smith.

No lançamento inicial do DeepSeek no Azure, a Microsoft havia comunicado que o modelo tinha sido submetido a "rigorosas avaliações de segurança e testes por equipas especializadas (red teaming)" antes de ser integrado na plataforma.

Contexto da concorrência e outras apps

É relevante notar que a aplicação DeepSeek se posiciona como uma concorrente direta da Copilot, a aplicação de chat com pesquisa na internet desenvolvida pela própria Microsoft. Contudo, a gigante tecnológica não proíbe a presença de todos os seus concorrentes de chat na sua Windows App Store. A Perplexity, por exemplo, encontra-se disponível para download. Curiosamente, numa pesquisa efetuada na loja de aplicações do Windows, não foram encontradas quaisquer aplicações da Google, uma das principais rivais da Microsoft, incluindo o navegador Chrome ou o chatbot Gemini.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech