1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Google elimina mais de 23.000 canais YouTube para travar desinformação em 2025
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Google elimina mais de 23.000 canais YouTube para travar desinformação em 2025 em Sex 16 maio 2025 - 9:12

DJPRMF

Logo do Youtube com proteção

A Google continua a sua luta contra a manipulação online, e os números mais recentes são reveladores. No primeiro trimestre de 2025, o Threat Analysis Group (TAG) da empresa eliminou uns impressionantes 23.267 canais do YouTube como parte das suas operações contra campanhas de influência coordenadas.

Guerra à Desinformação: O Trabalho Contínuo do TAG

Este esforço insere-se no âmbito do Boletim TAG, uma atualização trimestral que a Google partilha há vários anos. O objetivo é manter o público informado sobre os intervenientes maliciosos que tentam explorar as suas plataformas – como o YouTube, Google Notícias, Google Ads e Blogger – para disseminar narrativas sobre conflitos geopolíticos, eleições e tensões regionais.

China no Epicentro das Operações de Influência

Embora os canais eliminados estivessem ligados a diferentes países, o relatório destaca um protagonista principal: a China. Cerca de 15.800 canais relacionados com este país foram neutralizados entre janeiro e março de 2025. A Google refere que estas descobertas são consistentes com relatórios anteriores, sublinhando um padrão contínuo.

Alvos Globais: Outros Países na Mira

Para além da China, a lista de países com canais do YouTube terminados por envolvimento em operações de influência inclui o Azerbaijão, Rússia, Alemanha, Nigéria, Roménia, entre outros. Isto demonstra a amplitude geográfica destas atividades coordenadas.

Impacto Mensal Detalhado

Analisando a atividade mensal do primeiro trimestre, o TAG removeu mais de 14.600 canais do YouTube em janeiro. Seguiram-se mais de 4.000 em fevereiro e um acréscimo de 4.500 canais eliminados em março.

Para Além do YouTube: Outras Plataformas Afetadas

O trabalho do Threat Analysis Group da Google não se limitou ao YouTube. Muitas páginas de internet foram também bloqueadas, impedindo o seu aparecimento no Google Notícias e no feed Discover, como parte da investigação a operações de influência coordenadas ligadas a diferentes países. Num caso específico, foram bloqueadas 21 páginas de internet associadas a uma empresa de consultoria sediada nos EUA.

Apesar de não em números tão massivos, a gigante da pesquisa também eliminou várias contas de publicidade (Ads) e blogues na plataforma Blogger.

Colaboração e Natureza das Campanhas

O grupo da Google referiu ter recebido informações da Meta (empresa-mãe do Facebook e Instagram) durante a investigação de campanhas ligadas à China e a Israel. Estas operações coordenadas, de natureza maioritariamente política, focam-se em conflitos ativos em várias partes do mundo e utilizam diferentes idiomas para tentar alcançar uma audiência mais vasta.

Reforço da Segurança Digital da Google

Este boletim e as ações descritas juntam-se à lista de medidas de segurança que a Google implementa para reduzir a desinformação e as fraudes nas suas plataformas. Recentemente, a empresa atualizou o navegador Chrome para utilizar o Gemini Nano no seu Modo de Proteção Melhorada, visando proteger os utilizadores contra burlas online, e melhorou a funcionalidade de Deteção de Fraudes alimentada por IA em dispositivos Android.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech