1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Microsoft reforça compromissos sobre o Teams na Europa para fugir a multa milionária
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Microsoft reforça compromissos sobre o Teams na Europa para fugir a multa milionária em Sex 16 maio 2025 - 19:27

DJPRMF

Microsoft Teams com logo da bandeira europeia

A Comissão Europeia (CE) tem estado particularmente ativa na fiscalização das gigantes tecnológicas, aplicando diversas coimas e ações para tentar equilibrar um mercado cada vez mais dominado por poucos. A Microsoft encontra-se numa disputa prolongada com a entidade reguladora europeia, que culminou numa investigação antitrust formal em 2023. Esta investigação surgiu na sequência de uma queixa apresentada pela Slack em 2020, alegando que a inclusão do Teams no Microsoft 365 representava uma prática anticoncorrencial.

O caso Teams: uma batalha que já dura há anos

Numa tentativa de evitar as pesadas multas antitrust, a gigante de Redmond já tinha separado os dois produtos – Teams e Microsoft 365 – na União Europeia pouco depois do início da investigação. Contudo, esta medida não foi suficiente para satisfazer as exigências da Comissão Europeia. Em 2024, o órgão executivo da UE concluiu que a Microsoft não tinha ido longe o suficiente e continuava a infringir as leis da concorrência, arriscando-se a sanções financeiras substanciais.

A nova proposta da Microsoft para evitar a sanção

Esta semana, a Microsoft apresentou um conjunto de compromissos mais robustos. As suas suites de software de produtividade continuarão a ser comercializadas sem o Teams no Espaço Económico Europeu (EEE) durante, pelo menos, os próximos sete anos. Serão também estabelecidas diferenças de preço mínimas claras entre as versões das suites que incluem o Teams e aquelas que não o incluem.

A empresa de Satya Nadella propôs-se ainda a alinhar estas opções e estruturas de preços para as suas suites e para o Teams a nível global, caso a Comissão Europeia aceite a sua proposta. O pacote de medidas inclui também melhorias na interoperabilidade, facilitando a utilização de plataformas concorrentes ao Teams.

"Os compromissos propostos são o resultado de discussões construtivas e de boa-fé com a Comissão Europeia ao longo de vários meses. Acreditamos que representam uma resolução clara e completa para as preocupações levantadas pelos nossos concorrentes e irão fornecer aos clientes europeus mais escolhas," afirmou Nanna-Louise Linde, Vice-Presidente de Assuntos Governamentais Europeus da Microsoft.

Bruxelas abre consulta: será desta que a Microsoft convence?

A Comissão Europeia deu início a um período de consulta pública, convidando concorrentes e cidadãos a pronunciarem-se sobre se os compromissos agora propostos pela Microsoft são adequados e se colocam a empresa novamente em conformidade com os regulamentos antitrust da UE. Resta agora aguardar para ver se estas novas garantias serão suficientes para encerrar este capítulo regulatório para a Microsoft na Europa.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech