1. TugaTech » Software » Noticias de Software » Google faz marcha-atrás: Nextcloud Files para Android recupera acesso total a ficheiros após polémica
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Google faz marcha-atrás: Nextcloud Files para Android recupera acesso total a ficheiros após polémica em Sáb 17 maio 2025 - 17:04

DJPRMF

Logo do NextCloud com sinal de alerta

A Google reverteu a sua decisão de limitar severamente a funcionalidade da aplicação Nextcloud Files para Android, uma medida que tinha sido amplamente criticada e considerada um abuso de poder pela própria Nextcloud e por outros observadores. A aplicação, quando instalada através da Google Play Store, tinha ficado impedida de carregar ficheiros que não fossem multimédia, devido à revogação da permissão crucial "Acesso a todos os ficheiros" por parte da Google.

Esta permissão, utilizada pela Nextcloud desde 2016, foi negada numa atualização da aplicação em setembro de 2024. Na altura, a Google justificou a decisão com "preocupações de segurança", aconselhando a empresa a utilizar alternativas "mais conscientes da privacidade", como a Storage Access Framework (SAF) ou a MediaStore API.

A raiz do problema e a frustração da Nextcloud

A Nextcloud não se conformou com a explicação, especialmente após tentar dialogar com a Google desde meados de 2024 sem obter progressos significativos. Em resposta, a empresa tornou o caso público há alguns dias, através de uma publicação de blogue bastante crítica, onde detalhava a sua frustrante batalha com a gigante tecnológica.

mensagem que os utilizadores verificavam

Nessa publicação, a Nextcloud estabeleceu um paralelo entre as ações da Google e as recentes multas avultadas impostas pela Comissão Europeia à Apple e à Meta por violações do Digital Markets Act (DMA), argumentando que a conduta da Google indiciava um comportamento anticompetitivo semelhante. A empresa lamentou o que considerou ser um tratamento preferencial aos serviços das grandes tecnológicas, afirmando: "Google, Apple e Microsoft têm sido repetidamente multadas por abusarem da sua posição de gatekeepers, prejudicando concorrentes como a Nextcloud. Isto não se trata de segurança; trata-se de proteger os seus próprios serviços e receitas de publicidade. É um exemplo claro de uma Big Tech a abusar do seu poder em detrimento dos utilizadores e da concorrência."

Google cede à pressão

Poucos dias após a denúncia pública da Nextcloud, a Google, aparentemente constrangida pela situação, decidiu restaurar a permissão. Andy Schertzinger, Diretor de Engenharia da Nextcloud, confirmou ao The Register que "a Google decidiu restaurar as permissões à nossa app Android para que possamos trazer de volta a funcionalidade completa de sincronização de ficheiros."

Com esta reviravolta, a Nextcloud espera lançar em breve uma versão atualizada da sua aplicação com todas as funcionalidades novamente disponíveis para os utilizadores do sistema Android que a obtêm através da Play Store.

O The Register referiu ainda ter questionado a Google sobre os motivos da revogação original – se se tratou de um erro automático ou de um revisor excessivamente zeloso – mas não obteve resposta até ao momento da sua publicação.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech