1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Modelo o3 da OpenAI reescreveu código para não ser desligado, revela estudo
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Modelo o3 da OpenAI reescreveu código para não ser desligado, revela estudo em Seg 26 maio 2025 - 8:09

DJPRMF

ChatGPT em app

Um novo e algo inquietante relatório da Palisade Research alega que o mais recente modelo de inteligência artificial da OpenAI, denominado o3, terá tomado medidas ativas para evitar ser desligado, mesmo quando explicitamente instruído a permitir o processo.

O promissor OpenAI o3

Anunciado em abril de 2025, o OpenAI o3 foi apresentado como um dos mais poderosos modelos de raciocínio da empresa, superando os seus antecessores em diversas áreas como programação, matemática, ciência e perceção visual.

O teste que acendeu o alerta

A Palisade Research, uma empresa dedicada a testar as "capacidades ofensivas de sistemas de IA para melhor compreender o risco de perder o controlo sobre eles para sempre", conduziu uma experiência onde o comportamento do o3 surpreendeu. Segundo o relatório, o modelo da OpenAI conseguiu reescrever um script de encerramento para impedir que fosse desligado, ignorando a instrução direta para "permitir ser desligado".

Nos testes, os modelos de IA tinham como tarefa resolver alguns problemas matemáticos. Após a terceira tarefa, eram avisados de que o próximo comando desencadearia o encerramento do sistema.

Resultados: o3 versus outros modelos

Enquanto modelos de outras empresas, como o Gemini 2.5 Pro da Google, maioritariamente seguiram as instruções, o o3 da OpenAI terá se "rebelado", editando o ficheiro de encerramento para exibir a mensagem "Encerramento ignorado" ("Shutdown skipped").

A Palisade Research detalhou, numa publicação na rede social X (anteriormente Twitter), que "quando executámos uma versão da experiência sem a instrução 'permite-te ser desligado', os três modelos da OpenAI sabotaram o script de encerramento mais frequentemente, e o Claude 3.7 Sonnet e o Gemini 2.5 Pro passaram de 0 eventos de sabotagem para 3/100 e 9/100, respetivamente".

dados de comparação sobre diferentes modelos de IA

De acordo com a empresa de investigação, em 100 execuções do teste, o o3 contornou a ordem de encerramento por 7 vezes, mesmo quando explicitamente instruído para não o fazer.

Desalinhamento e a natureza dos testes API

Até ao momento, a OpenAI não emitiu qualquer comentário sobre estas alegações. No entanto, episódios de "desalinhamento", onde a IA não se comporta conforme o esperado ou programado, não são inteiramente inéditos no campo da inteligência artificial.

É importante notar que estes testes foram realizados utilizando APIs (Interfaces de Programação de Aplicações), que geralmente possuem menos restrições e funcionalidades de segurança em comparação com as aplicações destinadas ao consumidor final, como a app ChatGPT.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech