1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Privacidade em risco? OpenAI obrigada a guardar dados de milhões de utilizadores do ChatGPT
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Privacidade em risco? OpenAI obrigada a guardar dados de milhões de utilizadores do ChatGPT em Sex 6 Jun 2025 - 11:40

DJPRMF

OpenAI logo da entidade

As conversas que milhões de utilizadores mantêm com o ChatGPT, que se presumiam privadas, poderão agora ser armazenadas indefinidamente. A razão prende-se com a intensa batalha legal entre a OpenAI e o jornal The New York Times, que resultou numa ordem judicial com implicações diretas para a privacidade de todos os que utilizam o popular chatbot.

A exigência sem precedentes do New York Times

No centro da polémica está o processo judicial em que o The New York Times (NYT) acusa a OpenAI de utilizar indevidamente os seus artigos para treinar os seus modelos de linguagem. Como parte deste processo, a equipa jurídica do jornal fez um pedido drástico ao tribunal: obrigar a OpenAI a reter, por tempo indeterminado, todo o conteúdo gerado pelos utilizadores do ChatGPT.

O argumento do NYT é que, algures no meio destes vastos volumes de dados, poderão existir informações que sirvam como prova para fortalecer o seu caso contra a gigante da inteligência artificial.

OpenAI contra-ataca: "Isto viola a privacidade dos nossos utilizadores"

A OpenAI não tardou a reagir, classificando a exigência como um grave ataque à privacidade. Numa publicação no seu blog oficial, Brad Lightcap, Diretor de Operações (COO) da empresa, manifestou a sua forte oposição.

"Isto entra em conflito fundamental com os compromissos de privacidade que assumimos com os nossos utilizadores. Abandona normas de privacidade há muito estabelecidas e enfraquece as proteções de privacidade", escreveu Lightcap. "Acreditamos firmemente que se trata de um exagero por parte do New York Times. Continuamos a recorrer desta ordem para podermos continuar a colocar a vossa confiança e privacidade em primeiro lugar."

A empresa já avançou com um pedido de reconsideração da ordem de preservação de dados e recorreu da decisão para uma instância superior. No entanto, até que o recurso seja decidido, a OpenAI está legalmente obrigada a cumprir. A empresa garante que os dados em questão serão armazenados num sistema separado e seguro, com acesso limitado a uma pequena equipa de segurança e jurídica, apenas para cumprir as obrigações legais.

Estou afetado? Saiba que contas ChatGPT terão os dados guardados

Com o ChatGPT a registar mais de 400 milhões de utilizadores ativos semanais no início de 2025, o número de pessoas afetadas por esta medida é significativo. A OpenAI clarificou quais são as contas abrangidas pela ordem judicial:

  • Utilizadores Afetados:

    • ChatGPT Free (gratuito)
    • ChatGPT Plus, Pro e Teams
    • Programadores que utilizam a API da OpenAI (sem um acordo de Retenção Zero de Dados)
  • Utilizadores Não Afetados:

    • ChatGPT Enterprise
    • ChatGPT Edu
    • Clientes da API com acordos de "Zero Data Retention" (Retenção Zero de Dados)

A privacidade de milhões de utilizadores encontra-se, assim, num limbo, dependendo do desfecho desta complexa disputa legal que opõe a proteção de dados aos interesses de um dos maiores jornais do mundo.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech