1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware » BMW iX3: o elétrico com "supercérebro" que promete o fim da guerra com o volante
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

BMW iX3: o elétrico com "supercérebro" que promete o fim da guerra com o volante em Qua 11 Jun 2025 - 12:40

DJPRMF

BMW iX3

A tecnologia de assistência à condução nos automóveis modernos é, muitas vezes, palco de uma autêntica luta pelo controlo. Em muitos veículos, os sistemas fazem a maior parte do trabalho, mas quando cometem um pequeno erro ou o condutor tenta intervir, a sensação é a de estar a lutar contra a máquina. A BMW pretende acabar com este conflito com a sua nova plataforma "Neue Klasse", prometendo uma verdadeira simbiose entre homem e máquina.

As primeiras impressões desta nova filosofia foram recolhidas num protótipo do BMW iX3, o primeiro SUV elétrico baseado nesta arquitetura inovadora. De acordo com um ensaio realizado pelo The Verge, este modelo foi desenhado de raiz para oferecer mais autonomia, melhor comportamento dinâmico e uma inteligência artificial muito superior.

Uma simbiose inteligente em vez de uma luta constante

A grande promessa da BMW é um sistema de assistência que não luta nem se impõe ao condutor, mas que colabora ativamente para uma condução mais segura e menos stressante. A base desta colaboração está num avançado sistema de monitorização do condutor que utiliza tecnologia de seguimento ocular.

Ao contrário de outros sistemas que apenas emitem alertas sonoros quando o condutor se distrai, o iX3 usa essa informação para melhorar a experiência. Por exemplo, com o assistente de autoestrada ativo, basta o condutor olhar para o espelho retrovisor para que o carro inicie uma mudança de faixa de forma autónoma.

Ainda mais impressionante é a forma como o sistema gere as intervenções manuais. Se o condutor tentar mudar de faixa sem verificar o ângulo morto, o sistema de manutenção de faixa irá resistir à manobra. No entanto, se o sistema detetar que o condutor olhou primeiro, o carro cede o controlo sem qualquer resistência, compreendendo que a ação é intencional e segura. Numa abordagem bem-humorada ao velho estereótipo, o iX3 chega mesmo a ativar o pisca automaticamente se o condutor iniciar a manobra manualmente, mostrando que a BMW está atenta até aos mais ínfimos detalhes da condução.

O "supercérebro" e o "coração" da nova geração

No centro de todo este sistema está aquilo a que a BMW chama de "supercérebro". Trata-se de uma poderosa plataforma de computação baseada num chip Qualcomm Snapdragon Ride, que, em conjunto com câmaras mais avançadas e radares de alta fidelidade, oferece ao veículo uma perceção muito mais detalhada do mundo à sua volta.

A par deste cérebro, a BMW desenvolveu um segundo processador interno, apelidado de "Heart of Joy" (Coração da Alegria). Este chip centraliza a gestão de todas as funções de tração, estabilidade e dos motores elétricos, tarefas que normalmente são distribuídas por dezenas de processadores diferentes espalhados pelo carro.

A marca alemã promete números ambiciosos para o iX3, incluindo uma autonomia a rondar os 640 quilómetros e uma nova arquitetura de baterias que permite carregamentos até 400 kW. Isto significa que será possível adicionar cerca de 320 quilómetros de autonomia em apenas 10 minutos.

Condução e travagem de uma suavidade inédita

A unificação dos sistemas no "Heart of Joy" tem implicações diretas na experiência de condução. No ensaio em pista molhada, o protótipo camuflado demonstrou que os sistemas de estabilidade e tração não atuam para limitar o carro, mas sim para ajudar o condutor a manter o controlo de forma fluida e intuitiva, graças à gestão inteligente dos seus 400 cavalos de potência e tração integral.

Contudo, um dos aspetos mais surpreendentes foi a travagem. O novo sistema permite um controlo tão preciso da travagem regenerativa que, durante uma paragem controlada, era genuinamente impossível perceber o momento exato em que o carro se imobilizava. Esta suavidade extrema promete aumentar significativamente o conforto dos passageiros em condução urbana.

Visão panorâmica e o desafio de convencer os céticos

Para complementar a revolução tecnológica, o interior conta com o "Panoramic Vision", um enorme ecrã que se estende de um pilar ao outro do para-brisas, oferecendo um centro de informações interativo e personalizável.

Apesar de todas estas inovações, a grande questão é se serão suficientes para convencer os compradores de carros de luxo, muitos ainda céticos em relação aos veículos elétricos, a fazer a transição. O X3 a combustão é um dos modelos mais vendidos da BMW, e embora não vá desaparecer, a marca deposita grandes esperanças no sucesso do iX3.

Este SUV é apenas o primeiro de vários modelos planeados para a plataforma Neue Klasse. Se esta combinação de tecnologia e requinte for bem-sucedida, poderá não só impulsionar a BMW na era elétrica, mas talvez até acabar de vez com a velha anedota sobre os piscas da marca.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech