1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » BYD pondera construir fábrica em Portugal, confirma embaixador
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

BYD pondera construir fábrica em Portugal, confirma embaixador em Qua 11 Jun 2025 - 16:12

DJPRMF

BYD com bandeira de Portugal

A BYD, uma das maiores fabricantes de veículos elétricos do mundo, tem Portugal na sua mira para um futuro investimento. A possibilidade de a gigante chinesa instalar uma unidade de produção em território nacional foi avançada pelo embaixador da China em Portugal, Zhao Bentang.

A revelação aconteceu durante a conferência “O Carro do Futuro”, que decorreu na Fundação Champalimaud, em Lisboa. O interesse da BYD sinaliza um novo passo na ambiciosa expansão global da marca, que procura agora estabelecer raízes produtivas na Europa.

Estratégia vai além de apenas vender carros

Segundo o diplomata, a abordagem das empresas chinesas, como a BYD, não passa por uma simples estratégia de exportação. O objetivo é criar infraestruturas e crescer em conjunto com os parceiros locais, replicando o modelo de colaboração que permitiu à própria China desenvolver a sua indústria automóvel com o apoio de investimento europeu no passado.

“Esperamos que os governos europeus, incluindo o português, tratem as empresas chinesas de forma equitativa, sem discriminação. Elas vêm para abrir mercado e crescer em conjunto com as empresas locais”, afirmou Zhao Bentang, sublinhando que a intenção é “aprender e criar benefícios recíprocos” e não apenas vender produtos.

A vantagem competitiva dos preços mais acessíveis

O embaixador destacou a força da indústria automóvel chinesa, que beneficia de uma cadeia de produção totalmente integrada. Esta capacidade, que abrange desde a tecnologia avançada até ao fabrico de baterias, permite que as marcas ofereçam veículos elétricos a preços mais competitivos.

Apesar da reputação de disponibilizar opções mais económicas, Zhao Bentang fez questão de salientar que a China produz uma vasta gama de veículos, incluindo modelos de alta tecnologia, capazes de se adaptar às exigências de diferentes mercados.

Portugal como uma porta de entrada estratégica

A escolha de Portugal não seria um acaso. O país é visto como um membro importante da União Europeia e, simultaneamente, como uma ponte para a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). “É um mercado importante, e há empresas chinesas, como a BYD, com interesse em investir aqui”, confirmou o embaixador, mostrando-se otimista em relação ao futuro da cooperação entre os dois países no setor automóvel.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech