1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » China quebra recorde com internet laser a 100 Gbps e ultrapassa a Starlink
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

China quebra recorde com internet laser a 100 Gbps e ultrapassa a Starlink em Qua 18 Jun 2025 - 15:38

DJPRMF

Vista da Terra do espaço

A corrida pela supremacia nas comunicações via satélite acaba de assistir a um novo e impressionante capítulo. Uma empresa chinesa demonstrou com sucesso uma ligação laser entre um satélite e uma estação terrestre, atingindo a velocidade vertiginosa de 100 Gbps. Este valor não só estabelece um novo recorde como representa uma velocidade cinco vezes superior à que sistemas como o da Starlink, da SpaceX, conseguem oferecer atualmente neste tipo de ligação.

Um teste que redefine os limites da velocidade

A proeza foi alcançada pela empresa chinesa Chang Guang Satellite Technology, que utilizou um dos seus satélites da constelação Jilin-1. Este feito notável foi conseguido com um satélite posicionado a uma impressionante altitude de 36 mil quilómetros, transmitindo dados via laser para uma estação terrestre móvel, engenhosamente instalada num camião. Para colocar a velocidade de 100 Gbps em perspetiva, esta largura de banda permite descarregar cerca de 10 filmes em alta definição por segundo.

Segundo avançado pelo jornal South China Morning Post, o teste envolveu o uso de um telescópio terrestre com 1,8 metros, localizado na província de Yunnan, no sudoeste da China, para captar o feixe de laser com a máxima precisão.

O futuro da conectividade e a corrida com a Starlink

Este avanço tecnológico não é apenas um número impressionante; representa um passo de gigante que poderá servir de alicerce para as futuras redes 6G, prometendo revolucionar a infraestrutura global de comunicações com ligações de baixa latência e altíssima velocidade em qualquer ponto do planeta.

É importante notar que a Starlink já implementa tecnologia laser para a comunicação entre os seus satélites em órbita, criando uma malha de alta velocidade no espaço. No entanto, no que toca especificamente à ligação laser direta entre o satélite e as estações em terra, a China conseguiu, com este teste, assumir uma liderança tecnológica temporária, demonstrando uma capacidade que os seus concorrentes ainda não alcançaram.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech